Jovens do Peti caem na folia com o bloco ECO-AR Jaguaribe

Por - em 21

Cerca de 200 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Centro Livre Meninada I, de Jaguaribe, saíram às ruas do bairro e brincaram o carnaval, na tarde desta segunda-feira (8), no “Bloco ECO-AR Jaguaribe”. Animado pelos Grupos de Percussão do Peti de Cruz das Armas e da Ilha do Bispo, o bloco contou ainda com a participação de meninos e meninas das Escolas Municipal Rotary e Estadual Padre Azevedo e das comunidades Monte Casteli (Paulo Afonso) e Renascer.

Segundo a coordenadora do Centro Livre Meninada I, Catarina Arruda, além de um momento de integração e diversão, o desfile, a música e as fantasias procuraram divulgar os principais direitos contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o combate ao trabalho infantil e o cuidado com o meio ambiente.

“Eles mesmos criaram suas fantasias e confeccionaram com material reciclado. E com a orientação dos educadores fizeram juntos a música do bloco: ‘Criança é a alegria/Dar um trabalho à criança é covardia/ Não dê trabalho a criança não/ Para não comprometer toda a sua evolução!’, disse a coordenadora. Também fazem parte da coordenação do evento, os educadores Ana Flávia, Mariana Lígia, Clareana Cendy, Sandra Xavier, Joruncio e Edileusa.

Consciência Ambiental – O “Vamos Eco-Ar Jaguaribe” é um projeto que há três anos vem transformando crianças e adolescentes atendidos pelo Peti Centro Livre Meninada I e escolas vizinhas em multiplicadores ambientais, com o objetivo de difundir o respeito ao meio ambiente com os moradores do bairro de Jaguaribe e comunidades próximas.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Prefeitura de João Pessoa atende atualmente 3.112 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade, retirados de condições de trabalho consideradas perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Em 28 núcleos, distribuídos em vários bairros da cidade, esses meninos e meninas realizam, no horário oposto ao da escola, uma série de atividades de esporte, lazer e sócio-educativas que contribuem para o desenvolvimento físico e mental sadio.