Jovens do Peti expõem trabalhos sobre meio ambiente em Jaguaribe

Por - em 23

Na manhã desta sexta-feira (4), a Praça Aquiles Leal, em Jaguaribe, cedeu lugar entre o verde das árvores para a Mostra do Conhecimento, voltada para a preservação e conscientização ambiental. O evento foi produzido por crianças e adolescentes do núcleo Centro Livre Meninada I (CLM I), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), em parceria com estudantes do curso técnico de Controle Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Na ocasião foram distribuídas mudas de plantas medicinais e adubo orgânico. Cerca de 80 crianças de escolas públicas do bairro e áreas circunvizinhas passaram pelo local.

No piso da praça algumas crianças fizeram um painel de papel e pintaram com guache figuras relacionadas ao meio ambiente. Além disso, expuseram cartazes com figuras e frases sobre a água, o lixo, coleta seletiva, poluição sonora, etc. A coordenadora do CLM I, Catarina Arruda, explicou que a atividade faz parte do Projeto Vamos Eco-Ar Jaguaribe, desenvolvido há três anos com as crianças e adolescentes atendidos pelo núcleo.

O objetivo da ‘Mostra’ é apresentar para a comunidade e alunos das escolas do bairro o resultado de tudo que foi apreendido pelas crianças e adolescentes do Peti sobre sociedade e meio ambiente durante o ano de 2009.

Segundo a estudante de Controle Ambiental do IFPB, Swed Cayammi, essa parceria com o Centro foi muito importante, pois além de ter proporcionado espaço físico para os estudantes colocarem em prática as técnicas do controle ambiental, puderam envolver as crianças do Centro Livre Meninada no processo da compostagem (produção de adubo) e do sabão ecológico.

“Desde o início da nossa parceria, as crianças se identificaram com as oficinas que ministramos. Enquanto estudávamos e praticávamos o processo de compostagem, eles estavam presentes e aprendiam juntos, além de ficarem com a responsabilidade de aguar a terra diariamente”, disse.