Jovens e educadores do Peti debatem diversidade sexual

Por - em 27

Adolescentes e educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Centro Livre Meninada e professores das Escolas Municipais dos bairros de Jaguaribe, Cruz das Armas e Rangel participaram na manhã desta quarta-feira (21) da oficina “Diversidade Sexual e Combate à Homofobia”. A oficina, realizada na sede do Centro Livre Meninada, em Jaguaribe, faz parte de uma série de atividades programadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), para marcar o Dia Municipal da Diversidade Sexual, comemorado no dia 28 de junho.

Para a coordenadora do Centro Livre Meninada, Catarina Arruda, é fundamental para os educadores se despir de todo e qualquer preconceito, para poder assim respeitar o outro e realmente fazer um trabalho efetivo na educação de crianças e jovens. “A oficina despertou bastante interesse nos adolescentes, que levantaram a proposta de dar continuidade ao tema”.

No período da tarde, o debate aconteceu no Centro de Referência de Cidadania (CRC) do Cristo. Fabiano Lima da Silva diz que já foi vítima de violência homofóbica e que oficinas como esta são importantes para, aos poucos, mudar a concepção da sociedade. “Ainda existe muito preconceito. Cada encontro que participo é um aprendizado e acredito que aprender a respeitar as diferenças faz parte de um processo educativo; portanto, temos muito trabalho pela frente”.

As oficinas, realizadas durante todo o mês de julho nos 11 CRC’s e instituições parceiras, foram coordenadas pela Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana ligada à Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), da Sedes.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular, Cassandra Figueiredo, explica que as oficinas abordaram de forma didática o combate à homofobia, enfatizando a cidadania LGBT como uma questão de direitos humanos. “As atividades desenvolvidas neste mês vem se somar às demais ações de formação, capacitação, prevenção e combate à homofobia, que a Assessoria da Diversidade Humana vem realizando, tanto institucionalmente, como provocando a discussão e reflexão na sociedade”.

Assessoria – Implementada pela PMJP em 2005, a Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana tem o objetivo de incluir e promover nas ações educativas e dos direitos humanos ações e reflexões sobre a promoção dos direitos e cidadania LGBT, da promoção da igualdade étnicorracial, da equidade de gênero, geracional e da diversidade religiosa, criando condições para o respeito e convivência democrática com a diversidade no âmbito institucional e na sociedade.

Desde sua criação, a Assessoria vem realizando significativas ações, tais como: I Conferência Municipal LGBT; Projeto LGBT à Luz dos Direitos Humanos: João Pessoa Respeitando a Diversidade; realização de mini-cursos com 4 eixos temáticos: pensando a evasão da população LGBT no contexto escolar, formas de atendimento e acolhimento nos serviços de saúde à população LGBT, segurança preventiva e mídia; I Semana da Consciência Homossexual; I Semana Municipal da Diversidade Sexual; I Encontro da Visibilidade Lésbica; Seminário Nome Social de Travestis e Transexuais: Um direito à cidadania, entre tantas outras ações, todas elas construídas com os movimentos LGBT de João Pessoa.