Jovens encerram atividades da Unidade de Saúde do São José

Por - em 29

Para encerrar as atividades de 2009 da Unidade de Saúde Integrada do São José, o grupo de jovens ‘Juventude em Alerta’ fará uma apresentação especial no Teatro Ednaldo do Egypto, nesta quinta-feira (3), a partir das 14h. O grupo é atendido pelos serviços de saúde da Unidade e, através de uma parceria com o Centro de Artes e Cultura do Teatro Ednaldo do Egyto, desenvolve atividades artísticas e culturais.

As atividades incluem vivências em práticas de teatro, jogral, atividades esportivas, coral, passeios, trabalhos manuais, orientações em saúde, desenhos e terapia comunitária. De acordo com a odontóloga da USF São José III, Mônica Rocha Rodrigues, esse trabalho de socialização vem trazendo grandes benefícios aos jovens. “São vários relatos de transformação desses jovens no comportamento familiar e nas escolas, além de ter aumentado a autoestima deles”, declarou a dentista.

A Secretaria Municipal de Saúde procura, através dessas atividades, estabelecer um vínculo mais forte com a população, com a junção de serviços de saúde e atividades culturais e de lazer, partindo da filosofia de que saúde não é só ausência de doença. Mônica Rocha afirma que o trabalho de inserir esses jovens em atividades sócio-culturais traz outros benefícios além das questões de saúde. “É gratificante para nós, como profissionais, perceber o crescimento e desenvolvimento daqueles que muitas vezes não tinham descoberto seus potenciais e não se davam valor”.