Jovens fazem mobilização pelo fim da violência contra mulher

Por - em 16

Cerca de 100 jovens participaram na tarde desta sexta-feira (26) da mobilização pelo fim da violência contra a mulher no Ponto Cem Réis. A atividade fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher (25 de novembro), coordenado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Projovem municipal.

A juventude mobilizou os frequentadores do Ponto Cem Réis com apresentações teatrais, grafitagens, desfiles de penteados afros, exposições sobre relatos de memórias e desenhos, todos relacionados à violência doméstica. “Nós jovens também precisamos dizer que estamos preocupados com a violência contra a mulher. Estamos aqui pedindo punição a todos os agressores de mulher”, disse Marcela Lima, aluna do Projovem da Ilha do Bispo.

Marcela ainda falou que as mulheres precisam ter coragem de denunciar seus agressores e que a impunidade é o retrato do crescimento da violência. “As mulheres não tem coragem de denunciar porque tem medo de morrer. Mas isso precisa mudar. A violência contra a mulher é crime”, acrescentou a estudante.

Os alunos do Projovem prepararam toda a programação em oficinas realizadas em salas de aula. “Todos os 20 núcleos do Projovem estiveram mobilizados na atividade. Ações como estas são de extrema importância por dar visibilidade à realidade de muitas mulheres que sofrem com a violência”, disse Márcia Lucena, Coordenadora do Projovem.

Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher – É celebrado em 25 de novembro, data decidida pelo Primeiro Encontro Feminista latino-americano e do Caribe em 1981, e oficialmente adotada pela ONU em 1999. O dia marca o brutal assassinato das revolucionárias Irmãs Mirabal a mando do então ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, em 25 de novembro de 1961. Essa data se tornou emblemática e passou a ser um dia internacional de protesto contra a violência de gênero.

Mês da Consciência Negra – Ainda dentro da programação do mês da Consciência Negra, as Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Social realizam nesta segunda-feira (29) a Roda de Diálogo sobre “Mulheres na luta contra o racismo”. A atividade acontece a partir das 17h, no Casarão 34, em Tambiá. Maiores informações através do telefone 3218-5628.