Jovens músicos se apresentam no Clube da Pessoa Idosa

Por - em 44

Os idosos do Clube da Pessoa Idosa e do Centro de Convivência do Instituto de Previdência do Município (IPM) tiveram uma tarde especial nesta terça-feira (10). Eles assistiram, a partir das 15h, a um concerto-aula da Orquestra de Câmara de João Pessoa. A apresentação aconteceu no Clube da Pessoa Idosa, no bairro do Altiplano Cabo Branco, localizado na avenida Guedes Vasconcelos, s/n.
O objetivo da apresentação musical foi o de possibilitar aos idosos um contato mais próximo a um repertório erudito e, as vezes, hermético. A apresentação da orquestra teve um formato de concerto-aula com a participação de 45 músicos, muitos deles ainda adolescentes, regidos pelo maestro Gustavo De Paco.
Durante o encontro de gerações, os jovens músicos acostumados em realizar os concertos didáticos em escolas públicas de João Pessoa, vivenciaram uma experiência inédita. Inicialmente, houve uma demonstração de cada um dos instrumentos; em seguida os músicos interagiram com a plateia. Nesta ocasião, os idosos puderam tirar dúvidas sobre o repertório executado, a função dos instrumentos, bem como sobre a história da própria orquestra.
“A música tem uma força que age sobre todas as pessoas e para os idosos atua como um grande estimulador à evocação de lembranças de fatos passados, pessoas, situações, possibilitando reconstruir, reviver passagens significativas e de suas vidas e resgatar sua identidade”, pontuou a superintendente adjunta do IPM, Paula Frassinete.
Orquestra – A Orquestra de Câmara de João Pessoa foi criada em 2002, com objetivo de levar o melhor da música brasileira, e nordestina, à população mais carente da capital.