Jovens são capacitados através de oficinas de arte e reciclagem

Por - em 47

A Agência Mandalla está realizando até este sábado (22) uma série de oficinas de arte e reciclagem como forma de complementar a capacitação de 720 jovens alunos do programa Juventude Cidadã da Prefeitura de João Pessoa. As aulas acontecem no Atelier Multicultural Elionai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, Centro.

Nesta sexta-feira (21), os jovens irão aprender a fazer esculturas com objetos como papelão e copos descartáveis. A aula começará às 7h30, seguindo até 17h30, com parada para almoço. No sábado, o curso será baseado na reutilização de papel jornal.  O horário de início das aulas é o mesmo, mas o encerramento será mais cedo, ao meio-dia.

A Mandalla é responsável por três dos 16 cursos do programa Juventude Cidadã de João Pessoa: Agroextrativismo, Pesca e Piscicultura e Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida. Outras oito instituições ficaram responsáveis pelos 13 cursos restantes.

A ideia de envolver os jovens em manifestações artísticas e culturais, levando aos cursos um conteúdo a mais do que o plano proposto pelo Ministério do Trabalho, partiu de uma demanda dos próprios alunos. O aproveitamento de lixo e de materiais considerados sucata, que tanto poluem o meio ambiente, aliado ao estímulo à criatividade e às aptidões artísticas e expressão dos jovens, são o mote da iniciativa.

Liderada pelo artista plástico paraibano Nai Gomes, a iniciativa visa despertar nos jovens a consciência da importância do respeito e equilíbrio do meio ambiente, levando noções de aproveitamento e reciclagem de materiais, transformando lixo em arte. Materiais como jornais, copos descartáveis, madeira, latas metálicas, garrafas plásticas pet, peças e circuitos elétricos inutilizados, são alguns dos materiais utilizados pelos alunos para a criação das obras de arte.

Os melhores trabalhos serão selecionados para uma exposição, que ainda terá seus locais definidos, e os autores dos trabalhos serão convidados a participar de oficinas com outros artistas plásticos paraibanos. “O desempenho dos alunos está sendo fantástico! A proposta é selecionar um grupo para realizar um trabalho mais aprofundado. Provavelmente descobriremos grandes talentos nesses jovens”, declarou Nai Gomes.

As oficinas com os alunos estão sendo realizadas desde segunda-feira. “Oferecer oportunidades como essa aos nossos alunos faz parte do compromisso assumido com eles desde a primeira aula na Estação Ciência. Mais do que profissionais, pretendemos formar cidadãos. É com esse objetivo que trabalhamos dia após dia, sempre tentando oferecer o melhor para eles. O resultado está no sorriso e na satisfação de cada um de nossos alunos”, afirmou Tárcio Handel, Diretor Executivo da Agência Mandalla.
 
Programa Juventude Cidadã

É um programa celebrado entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de João Pessoa que visa preparar jovens entre 18 e 29 anos para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. O programa é destinado a jovens de baixa renda que tenham completado o ensino fundamental e estejam fora do mercado de trabalho. A partir dos arcos ocupacionais classificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os jovens passam por um processo de qualificação básico, que é aplicado a todos os cursos, e uma qualificação específica, focada na formação profissional do arco pretendido. Em João Pessoa, o programa oferece 4.020 vagas em cursos de profissionalização, além de lanche, vale-transporte e bolsa-auxílio de R$ 100,00 mensais para os alunos durante o período de realização dos cursos.
 
Agência Mandalla DHSA

A Mandalla DHSA é uma agência de desenvolvimento criada em 2003 no Estado da Paraíba, com o objetivo de difundir tecnologias alternativas de geração de renda, emprego, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental através uma metodologia inovadora de desenvolvimento gerada ao longo de mais de 30 anos de estudos e pesquisas do empreendedor social Willy Pessoa. Um dos elementos integrantes dessa metodologia é o Projeto Mandalla. No projeto Juventude Cidadã, a Agência Mandalla está ministrando os cursos dos arcos ocupacionais Agro-extrativismo, Pesca & Piscicultura e Meio ambiente, Saúde e Promoção da Qualidade de Vida.