JP é destaque no Nordeste em atendimentos em saúde bucal

Por - em 38

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) são considerados uma referência no atendimento aos usuários de João Pessoa e fazem parte da política de saúde bucal desenvolvida pela gestão. Essa assistência garantiu a cobertura de quase 100% no atendimento bucal infantil e 700 mil procedimentos odontológicos realizados em 2009.

Somente no primeiro balanço de atividades de 2010, realizado nos primeiros quatro meses, o CEO 18 Andares já realizou 5.493 procedimentos, enquanto no Centro de Atenção Integral à Saúde do Cristo e em Mangabeira e no Cais Cristo somaram juntas até o mês de maio, mais de 3 mil atendimentos na área de odontologia complexa.

Esses números fazem de João Pessoa a primeira Capital do Nordeste em atendimentos especializados em Saúde Bucal e a segunda em procedimentos de atenção básica na área odontológica, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com a diretora do CEO 18 Andares, Mirla Ribeiro, os pacientes atendidos na unidade chegam por duas vias: através de encaminhamentos feitos por uma das 187 unidades básicas de saúde, espalhados pela Capital, ou por demanda espontânea nos casos de urgência. As consultas especializadas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e as urgências podem ser atendidas de domingo a domingo, 24 horas por dia.

Além do CEO 18 Andares, a rede municipal dispõe de mais duas unidades especializadas, no Centro de Atenção Integral à Saúde do Cristo e em Mangabeira. Apenas no Cais Cristo foram realizados 8 mil procedimentos em 2009 e no Cais de Mangabeira os atendimentos realizados pelo CEO somaram mais de 12 mil. Já o CEO 18 Andares realizou só em 2009 mais de 70 mil procedimentos, entre Endodontia, Cirurgia Bucal, Diagnóstico Bucal, Odontopediatria, Atendimento a Pacientes Especiais, Radiologia Bucal, Prótese Dentária, Periodontia e Dentística (restaurações estéticas).

Quem não pode pagar por um plano odontológico reconhece a utilidade dos serviços oferecidos pelo CEO. “Nunca vi um atendimento público com tanta qualidade quanto o que vejo aqui. Sempre que preciso trazer meu neto pra cá somos muito bem atendidos”, afirmou Francisca Souto.

O CEO 18 Andares está localizado na Rua General Osório, 280, no Centro. O prédio passou por uma ampla reforma com o objetivo de oferecer maior conforto aos usuários do SUS na Capital. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-9804. No Cristo, o Cais fica na Rua Olívia Almeida Guerra, 50, e o telefone para contato é o 3214-2623. O Cais de Mangabeira se localiza na Rua Romário C. Morais, Mangabeira I, telefone 3213-1918.