JP possui 41 ônibus adaptados para pessoas com deficiência

Por - em 30

Garantir o acesso de todas as pessoas ao transporte coletivo urbano. Este é o principal objetivo da introdução de 21 novos ônibus adaptados com elevadores para portadores de necessidades especiais na frota de João Pessoa. Os novos coletivos foram apresentados à população no último dia 30 e agora já estão circulando pelas ruas da cidade. Com eles, já se somam 41 ônibus adaptados com elevadores na frota da Capital.

Além dos elevadores, os novos 21 veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade: a porta é mais larga, mede um metro e 10 centímetros, ao contrário das existentes nos ônibus convencionais, que têm diâmetro de 90 centímetros. Os veículos coletivos ganharam ainda cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a gestantes e obesos.

Os ônibus também possuem corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os novos veículos já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.

Samuel Medeiros é cadeirante e trabalha em um escritório de Contabilidade de João Pessoa. Ele revelou que ficou feliz ao saber que o seu bairro passou a contar com um ônibus adaptado com elevador. “O que eu mais quero é a minha independência. Sempre fiz questão de estudar e trabalhar, enfim, fazer de tudo para ter minha independência e para mostrar que ser deficiente não é impedimento para nada. Antes, ficava chateado porque meus pais precisavam me levar ao trabalho todos os dias, mas agora quando eles não puderem ou eu quiser sair mais tarde de casa poderei ir sozinho”, comentou.

Distribuição – A distribuição dos novos ônibus adaptados com elevador ficou da seguinte forma: três são da empresa Mandacaruense e foram para as linhas 516 – Ilha do Bispo via Epitácio; 602 – Ilha do Bispo/Shopping; e 604 – Bairro dos Ipês via Ayrton Senna. Seis são da empresa Reunidas e foram colocados na linhas 101 – Grotão; 102 – João Paulo II via Esplanada; 513 – Tambau-Bessa; 3507 – Cidade Verde; 5210 – Mangabeira; e 5307 – Cidade Verde.

Já as linhas operadas pela empresa Transnacional ganharam 12 novos ônibus com os elevadores. Estes coletivos adaptados estão circulando nas linhas 202 – Geisel; 203 – Mangabeira; 204 – Cristo; 301 – Mangabeira Pedro II; 302 – Cidade Verde; 510 – Tambaú via Tamandaré; 511 – Tambaú via Rui Carneiro; 601 – Bessa; 3510 – Bancários; e 5310 – Bancários
Renovação – Os novos ônibus foram entregues a população durante o evento de lançamento da Integração Temporal Metropolitana, realizado no dia 30 de abril, em João Pessoa. Ao todo, a frota da cidade recebeu 40 novos veículos. Os veículos entregues são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente. Está previsto até o final deste ano a incorporação à frota de 70 novos ônibus.

A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, ressaltou o esforço da Prefeitura de João Pessoa para aumentar a acessibilidade nos transportes coletivos urbanos. Ela explicou ainda que a definição de para onde vão os ônibus adaptados com elevadores é realizada em parceria com a Procuradoria do Cidadão e com as comunidades que têm cadastro de portadores de necessidades especiais.