PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

JP registra 50% do total previsto de chuva para todo mês em 24h e prefeitura atende famílias

Por - em 191

Nas últimas 24 horas a chuva ultrapassou mais de 50% do total previsto para todo o mês de junho em João Pessoa, o que corresponde a uma precipitação de 190 mm, segundo informações da Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A previsão é que as chuvas continuem até esta quarta-feira (20), de forma moderada. A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Condec) está monitorando, desde a madrugada, comunidades ribeirinhas e pontos de alagamento que podem oferecer riscos a população.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, foram registradas 35 ocorrências durante todo o dia. “Apesar dos transtornos, nossas equipes foram prontamente acionadas e os problemas resolvidos de forma rápida, retirando as famílias das áreas de risco e relocando-as para abrigos provisórios com todo o suporte necessário nesse momento emergencial”, afirmou.

Atendimento à população – A Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes) está realizando o trabalho de assistência às famílias que se encontram nos abrigos provisórios. O secretário Lau Siqueira afirmou que durante a situação emergencial, a Prefeitura proporciona os cuidados básicos oferecendo um local para repousarem, cesta básica, assistência médica, colchões e cobertores. “No caso daquelas famílias que não poderão voltar as suas casas, mesmo após o término das chuvas, nós encaminhados para inscrição nos programas habitacionais e a prefeitura paga um auxílio aluguel para elas”, acrescentou.

Para a dona de casa Cícera Dantas, que perdeu grande parte dos seus pertences por causa das chuvas, a ajuda da prefeitura está sendo fundamental. “Minha casa está alagada e não tinha para onde ir com minha família. Ao todo, somos sete pessoas. Agora tenho um lugar pra ficar, com um suporte muito bom”, frisou.

Ocorrências – Entre as ocorrências, uma barreira desmoronou na Comunidade Saturnino de Brito, atingindo quatro casas. Uma adolescente de 17 anos ficou ferida, mas foi prontamente resgatada pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma. Foram vistoriadas áreas de risco nas comunidades do Timbó (Bancários), São Rafael (Castelo Branco) e Comunidade do ‘S’, no Baixo Roger.

A Defesa Civil também informou que 20 moradias foram alagadas na Comunidade do Timbó, sendo que 12 famílias deste total já foram removidas para o abrigo provisório na Igreja Menino Jesus de Praga e no Centro Referência da Cidadania (CRC), no bairro dos Bancários. Uma barreira chegou a desmoronar no local, atingindo algumas casas, mas as famílias já tinham sido retiradas. “Algumas pessoas estão resistindo deixar suas casas, mas a remoção é necessária por medida emergencial de segurança”, alertou o coordenador.

Noé lembrou que a situação está controlada e afirmou que as situações foram emergenciais e pontuais devido a grande quantidade de chuvas. “Nós realizamos um trabalho preventivo muito forte nas comunidades de João Pessoa, o que evitou o maior prejuízo para a população”, disse.

Plantão 24 horas – Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 0800-285-9020, disponível 24 horas todos os dias da semana. A chamada é gratuita. Além da Defesa Civil, estão participando das operações a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Chuvas – Segundo a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) em 24 horas foram registrados 190 mm de chuvas na Capital, o que corresponde a mais de 50% da média de chuvas para o mês de junho, que é de 300 mm. Desde o dia 1º de junho, a Aesa já registrou 228,4 mm de chuvas, ou seja, 76,3% em relação à média para todo o mês.

Previsão do Tempo– De acordo com Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, as chuvas desta terça-feira estão acima do normal previsto, porém devem diminuir durante a semana. “As chuvas continuarão, porém serão mais fracas nos próximos dias”, disse. Segundo informações da Aesa, a previsão do tempo para esta quarta (20) e quinta-feira (21) é de temperatura mínima de 22° e máxima de 29°.