JP sedia eventos sobre resíduo sólido e as mudanças climáticas

Por - em 21

João Pessoa sediará entre os dias 08 e 10 deste mês dois importantes seminários que vão discutir a problemática do aquecimento global: o II Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos Sólidos e o III Seminário Iberoamericano de Ingeníeria de Resíduos. Os eventos, que serão realizados no Centro de Convenções da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, das 8h às 18h, têm como tema central “Os Resíduos Sólidos no Contexto das Mudanças Climáticas”.

Com o objetivo de intensificar o desenvolvimento da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e nos países Iberoamericanos, os seminários também vão debater os tópicos relevantes ao tema da gestão, tratamento e disposição final de resíduos ligados à engenharia civil, sanitária e ambiental. Na ocasião, os participantes vão divulgar trabalhos técnico-científicos realizados na área de resíduos sólidos.

Entre os membros da Comissão Organizadora e do Comitê Científico está o engenheiro sanitarista da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Edmilson Fonseca, que vão proferir na quinta-feira (9), a partir das 9h, a palestra “Realidade sobre resíduos sólidos nos Estados do Nordeste”. Ele contou que o tema central dos eventos foi proposto considerando toda a problemática do aquecimento global e as emissões de gases do efeito estufa proveniente de aterros sanitários ou lixões, passando ainda pela questão dos créditos de carbono. “Discutir o tema de resíduos sólidos é relevante para entender o processo do aquecimento global e as mudanças climáticas”, comentou.

Para o engenheiro, existe a necessidade de esclarecer à população e os participantes dos eventos sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos em João Pessoa, no Brasil e no mundo. “Professores brasileiros e de vários outros países estarão em João Pessoa. Essa é uma grande oportunidade para as pessoas se reciclarem”, afirmou Edmilson Fonseca.

A coordenação dos eventos destacou ainda a necessidade e importância da participação no das autoridades pessoenses e dos professores da área. Os seminários contarão com presenças de diversas autoridades internacionais e brasileiras.

À frente dos eventos estão a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e pela Red de Ingeniería en Saneamiento Ambiental (Redisa). Um dos patrocinadores do evento é a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Em 2005 foi realizado pela ABES o I Seminário da Região Nordeste sobre Resíduos, em Campina Grande (PB), com a participação de 150 pessoas. Já o I Simpósio Iberoamericano de Ingeniería de Resíduos ocorreu em 2008, na cidade de Castellon de la Plana, na Espanha; e em 2009, em Barranquilla na Colômbia. Este ano, a coordenação dos eventos decidiu unir os dois seminários para que ocorra uma maior interação entre os estudiosos da área já que o tema gira em torno de resíduos sólidos.

Mais informações em: www.ct.ufpb.br/seminario ou abespb@hs24.com.br
ou com o engenheiro Edmilson Fonseca, pelo telefone (83) 8822-3295