JP será primeira capital do NE a participar do movimento mundial de limpeza

Por - em 54

A Empresa Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) firmou acordo com o Instituto Atitude Brasil e será a primeira cidade do nordeste a participar da ação mundial de limpeza ‘Limpa Brasil! – Let´s do It!’, que já foi realizada em 140 países. A parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira (15) e tem o apoio da Unesco. O evento será realizado no mês de setembro e visa a sensibilização e organização de mutirões de limpeza para recolher o lixo jogado indevidamente nas ruas.

Contando com a participação de personalidades nacionais, como Chico Buarque, Marília Pera, Milton Nascimento e da presidente da República, Dilma Rousseff, a campanha ‘Eu sou catador’ já mobilizou a população de quatro cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e Goiânia). O prefeito Luciano Agra já assinou a carta compromisso e a superintendente da Emlur, Laura Farias, realizou a primeira reunião para a realização da ação, com a participação da diretora executiva da Atitude Brasil, Marta Rocha.

“Saímos na frente em relação às cidades do Nordeste e somos a primeira Capital a assumir o compromisso de limpeza da cidade com a instituição que já faz o trabalho com bastante êxito em todo o mundo. Agora vamos nos preparar para que João Pessoa sirva de exemplo e com a mobilização dos pessoenses, contribuir para que tenhamos uma cidade mais limpa e consciente para a importância do descarte correto dos resíduos sólidos e para a reciclagem”, afirmou Laura Farias.

Com o lema ‘Eu sou catador’ a campanha, que na Capital da Paraíba recebe o nome de ‘Limpa João Pessoa!’, estimula a população a se tornar catadora, pelo menos por um dia, alertando a todos para a importância de recolhermos o lixo das ruas. A campanha pede que os cidadãos descartem de forma correta os resíduos que produzem e, assim, contribuam para que a quantidade de lixo que precisa ser recolhido nas ruas diminua cada vez mais.

Além da Emlur, a reunião contou com a secretária de Meio ambiente, Lígia Tavares e representantes das secretarias de Educação (Sedec), Kátia Maria Bronzeado; Saúde (SMS), Geraldo Menezes e Gittana de Assis; e Comunicação (Secom), Ana Priscila Clemente, que também estarão envolvidos na ação nas escolas e postos de saúde.

“É muito bom contar com João Pessoa como primeira cidade do Nordeste a desenvolver o projeto. Isso mostra a preocupação que a cidade tem com a conscientização na questão do lixo. Nossa proposta não é apenas limpar as cidades, mas principalmente, conscientizar a população sobre os problemas de jogar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitude. Este é um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirmou Marta Rocha.

 

Mobilização – Ainda este ano, além de João Pessoa, o movimento será realizado em São Paulo, Guarulhos, Belo Horizonte, Santo André e Porto Alegre. O evento teve início na Estônia em 2008 e em um dia, limpou todo o país, realizando um trabalho que, caso fosse realizado apenas pelos órgãos de limpeza urbana, demoraria três anos para ser concluído.

Durante a semana de ação, diversos pontos de distribuição e coleta serão disponibilizados para a entrega de sacos de lixo que deverão ser utilizados pela população para coletar lixo reciclável e entregar nestes locais. Com a entrega, o ‘catador’ receberá três ingressos para o ‘Show Limpo’ que terá a participação de grandes astros da música brasileira.

O ‘Show Limpo’ tem uma dinâmica especial, cujo mote será ‘do meu lixo cuido eu’. A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir durante a festa e, portanto, realizar uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo de João Pessoa. Os materiais recicláveis recolhidos serão enviados às associações de catadores que já atuam em João Pessoa.

Ação no Brasil – A primeira ação do movimento aconteceu no Rio de Janeiro, no início de junho de 2011, e reuniu mais de seis mil pessoas, que recolheram 17 toneladas de materiais recicláveis do espaço público em um dia de mobilização. No dia 21 de agosto do mesmo ano, foi a vez de Brasília, onde cerca de 8 mil voluntários recolheram 59 toneladas de resíduos, seguida de Goiânia, no final de semana seguinte, onde houve uma grande ativação das escolas municipais, dos agentes de saúde e da empresa de limpeza urbana, resultando no envolvimento de mais de 15 mil pessoas e no recolhimento de 174 toneladas de resíduos. Já em Campinas, uma semana de ação intensificada junto ao Departamento de Limpeza Urbana e um dia de voluntariado resultaram no recolhimento de 400 toneladas, e no envolvimento de mais de 12 mil pessoas.

Atitude Brasil – A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quarta edição aconteceu em 2011, entre 26 e 27 de maio – e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’.