JP tem a frota de ônibus mais nova entre 18 capitais do país

Por - em 22

João Pessoa possui a frota mais nova de ônibus entre 18 capitais brasileiras e o Distrito Federal. A média de idade dos coletivos da capital paraibana é de 3,8 anos, ficando abaixo da média nacional que é de 5,5 anos. Os dados são de um levantamento realizado pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) com base em informações coletadas junto aos sites das prefeituras das capitais brasileiras.

Segundo o levantamento realizado as frotas mais antigas foram registradas em Boa Vista (12 anos), Aracaju (10 anos), Natal (7,5 anos) e São Luiz (7,5 anos), enquanto as mais novas foram encontradas em João Pessoa (3,8 anos), Belo Horizonte (4,2 anos), São Paulo (4,3 anos), Vitória (4,5 anos), Recife (4,5 anos) e Campo Grande (4,5 anos).

Durante a pesquisa só não foram encontrados dados referentes às seguintes capitais: Maceió, Teresina, Rio Branco, Macapá, Manaus, Goiânia, Porto Velho e Palmas.

Segundo o diretor de transportes da STTrans, Adalberto Araújo, quanto menor a idade média da frota, maior o nível de conforto para os passageiros e menor a probabilidade de interrupções nos serviços. Ele lembrou que na gestão atual só se permitiu a incorporação de veículos novos a frota e não ônibus que foram reformados.

A superintendente da STTrans, Laura Farias, atribuiu a baixa idade da frota pessoense ao esforço contínuo da atual gestão em oferecer um transporte de qualidade à população. “Todos os anos nossa frota recebe 70 novos ônibus, que além de possuírem mecanismos que agridem menos ao meio ambiente possuem itens que garantem melhor acessibilidade aos usuários dos transportes públicos”, comentou.

Novos itens – Além dos elevadores, os novos veículos que estão sendo incorporados à frota possuem itens que melhoram a acessibilidade, como porta mais larga (mede um metro e 10 centímetros, ao contrário das existentes nos ônibus convencionais, que têm diâmetro de 90 centímetros); cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a gestantes e obesos; corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile, além de um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.

A frota atual de João Pessoa é de 511 veículos, realizando aproximadamente 5,5 mil viagens por dia. As empresas responsáveis pelo transporte público coletivo na cidade são Reunidas, Transnacional, Boa Viagem, São Jorge, Mandacaruense e Marcos da Silva.