JP vai sediar o 1º Festival Internacional de Capoeira

Por - em 57

No próximo final de semana a cidade de João Pessoa será a sede mundial do encontro de capoeiristas de 16 países. Os atletas irão participar do 1° Festival Internacional de Capoeira e o 4° Batizado e Troca de Cordas. O evento acontecerá no sábado (22) e domingo (23), a partir das 14h, no auditório do Serviço Social da Indústria (Sesi), situado na Rua Odilon Mesquita, 90, no bairro de Jaguaribe. O Governo Municipal é um dos principais parceiros na realização da atividade, que pretende colocar a Capital no roteiro da liga mundial da prática e da vivência da capoeira , além de fomentar o turismo do esporte na Paraíba.

Segundo um dos organizadores do festival, Ubiratan Ferreira dos Santos, conhecido como professor ‘Manhoso’, espera-se para o evento a participação de mais de 2 mil capoeiristas, vindos do exterior e de diversas cidades do País. “Estamos muito felizes porque muitos atletas estarão conosco. Faremos um intercâmbio com atletas do Canadá, Japão, República Tcheca, Chile, Polônia, México, Alemanha, França, entre outros. Do Brasil, aguardamos a chegada de mestres e capoeiristas de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Fortaleza”, exemplificou Manhoso.

Durante o ‘1° Festival Internacional de Capoeira’, que tem por objetivo promover a disputa do melhor grupo musical do esporte, haverá também o lançamento do CD ‘Vou Embolar’, do mestre Barrão, um dos principais nomes da criação de percussão para a luta da capoeira. “Vamos premiar do primeiro ao terceiro lugar. Queremos conhecer as criações musicais dos demais países que adotaram não só a luta, mas também a batida, a partir do som do berimbau”, comentou Manhoso.

Para ele, realizar o festival no mês de agosto foi uma forma de homenagear a cidade de João Pessoa no seu aniversário. “ Vamos aproveitar o momento também para os nossos alunos que serão batizados e farão a troca de faixa, um ritual que faz parte da evolução do capoeirista”, acrescentou o professor.