JP vence ‘Dia do Desafio’ contra a região de Maule, no Chile

Por - em 33

A cidade de João Pessoa venceu o ‘Dia do Desafio’, contra a região de Maule, no Chile. O resultado final mostrou que 9,87% da população pessoense (levando em conta a população de 674.762 habitantes, conforme dados do IBGE) praticou algum tipo de atividade física na quarta-feira (27), contra 0,24% dos moradores da região de Maule. (levando em conta a população de 950.000 habitantes, segundo dados do Chile). Na Capital paraibana, 66.594 pessoas participaram da campanha. Na região de Maule foram 2.269 pessoas envolvidas.

As atividades começaram a partir da 00h00 da quarta-feira (27) e foram encerradas às 21h.“O nosso desafio a partir de agora é fazer dessa atividade, uma ação continuada e retirar a nossa cidade da estatística de ser a segunda Capital do Brasil com o maior número de pessoas que não praticam nenhuma atividade física”, disse o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura de João Pessoa, Alexandre Urquiza, destacando também o empenho de toda a equipe da Secretaria no evento.

Alexandre Urquiza destacou que mesmo em um dia de chuva, 66 mil pessoas foram mobilizadas para a prática de atividade física na cidade. Ele avalia que com isso fica provado o potencial que João Pessoa possui de tornar-se um lugar com moradores mais saudáveis. “Levando em conta que a nossa cidade dispõe de mais oito meses do ano com tempo bom, com sol, praias de águas mornas, praças estruturadas, uma orla muito bonita e várias áreas para prática de caminhadas, temos sim, condições de superar a nós mesmos e vencer essa estatística e transformar nossa cidade mais verde das Américas, numa cidade mais saudável”, afirmou.

Reunido com toda a sua equipe de trabalho na Sejer, Alexandre Urquiza também agradeceu o empenho e o apoio das escolas, dos clubes, das academias e de todas as instituições que colaboram com a vitória de João Pessoa contra a Região de Maule. Em João Pessoa, a Sejer e o Sesc ficaram à frente do evento. Para que o evento tivesse o êxito apresentado, a prefeitura e o Sesc montaram uma grande estrutura para receber as pessoas para a prática de atividades físicas na orla da Capital, no Parque Solon de Lucena, nos bairros, além das escolas municipais. Também apoiaram a iniciativa universidades, faculdades particulares, academias de ginástica, shoppings, Exército e empresas como a gráfica Moura Ramos, o grupo Carrefour, o Armazém Paraíba e o Banco do Brasil (BB).

O ‘Dia do Desafio’ é uma campanha mundial de incentivo a prática regular da atividade física, que atua nas Américas sob o slogan ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’. O evento foi idealizado no Canadá, em 1995, e atualmente acontece em vários países do mundo.