Júpiter pode ser visto este mês da Estação Cabo Branco

Por - em 27

O planeta Júpiter ainda pode ser visto neste mês de fevereiro, através de telescópio, no espaço celeste de João Pessoa. O Laboratório de Astronomia, localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, está aberto para as observações a partir das 18h nas terças e quintas (também para escolas), e sextas e domingos. As observações com telescópio estão condicionadas ao clima.

“Neste mês, o laboratório de astronomia estará disponibilizando telescópios para visualização do planeta Júpiter e acompanhando o desenvolvimento das fases da lua”, disse o professor e coordenador do Laboratório de Astronomia, Marcos Jerônimo. Ainda neste mês de fevereiro, o planeta Saturno será visível no céu paraibano a partir apenas das 23h, nascendo cada dia mais cedo. Já os planetas Mercúrio, Vênus e Marte estão sendo visíveis a partir das 3h da madrugada.

As constelações também podem ser vistas a olho nu. Entre elas, estarão visíveis Orion e a estrela betelguese; Touro e a estrela Aldebarãn; Cão Maior e a estrela Sírus (a mais brilhante do céu); Cão Menor (Procyon), Auriga (Capella), Gêmeos (Castor e Pollux) e Navio (Canopus). A lua, por sua vez, estará cheia no céu dia 18 de fevereiro.

Laboratório de Astronomia – É um dos espaços do Museu de Ciência, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco, e conta com quatro telescópios refletores e dois refratores conhecidos popularmente como lunetas. O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautadas em uma temática específica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou com temática proposta pelo setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco, em que inclui também a vivência no planetário.

Planetário – No local, o visitante também poderá encontrar o planetário digital, que funciona de terça-feira a domingo (nos três turnos), com sessões de hora em hora. Durante a semana, a prioridade é para as escolas agendadas para o primeiro horário de cada turno e nos finais de semana atende ao público visitante em geral.

Neste mês de fevereiro está sendo exibida a projeção astronômica “Os Filhos do Sol”. São 22 minutos em que é oferecido um passeio pelo Sistema Planetário, enfatizando a composição da atmosfera terrestre e a visão das estrelas e do Sol como principal fonte de calor do Sistema Planetário. Apresenta ainda as particularidades de cada planeta no tocante às dimensões, condições atmosféricas, além de outros astros que orbitam no espaço celeste de cada um.

SERVIÇO:
Observação do planeta Júpiter e constelações
Todo mês de fevereiro
Dias: Terças, quintas, sextas e domingos
Horário: A partir das 18h
Local: Segundo e Terceiro Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/3214.8270