Jurandy do Sax e Banda José Siqueira estão na Semana do Músico

Por - em 83

O saxofonista Jurandy do Sax e a Banda José Siqueira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são as atrações deste sábado (27) na Semana do Músico, que acontece desde a última terça-feira (23) na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Eles se apresentam a partir das 18h, no anfiteatro.

Jurandy do Sax, a primeira atração do dia, é natural de Livramento, município localizado no Cariri paraibano. Com apenas cinco anos de idade já demonstrava fascínio pela música instrumental ao ver e ouvir a Banda Municipal se apresentar, até que sua vontade e talento fossem percebidos pelo maestro.

Quando adolescente, foi influenciado pelos ritmos da época como Beatles, Rolling Stones, Fevers e Renato e Seus Blue Caps. Fundou a banda de baile “Os Canibais” ainda em Livramento. Os ensaios e apresentações lhe proporcionavam a chance de tocar instrumentos de sopro, como clarinete e sax, e também bateria, guitarra e baixo. Apesar de estudar os instrumentos de sopro sozinho, em 1980 resolveu se transferir para João Pessoa, com o intuito de aprimorar seu talento e cursar música na Universidade Federal da Paraíba.

Em João Pessoa, integrou a Banda 5 de Agosto e, em 1981, foi classificado em primeiro lugar no concurso da Banda de Musica da Policia Militar da Paraíba. Jurandy chegou ao posto de segundo sargento músico na Banda da PM, exerceu a função de primeiro clarinete solista, tocou sax tenor e participou do disco comemorativo do sesquicentenário da Policia Militar da Paraíba, gravando performances em clarinete, sax alto, sax soprano e sax tenor. Integrou também a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e a Orquestra de Frevos do Maestro Vilô, tendo a oportunidade gravar seis LP’s.

Jurandy formou-se em música pela UFPB em 1991, com formação em clarinete, e gravou o primeiro disco em 1992, quando resolveu assumir o saxofone. Com repertório que incluía composições de Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, do próprio Jurandy e de vários compositores da terra, a produção foi intitulada “Saxomaníaco”, em homenagem a uma música do maestro Severino Araújo, que também fez parte do LP.

Nos últimos três anos, Jurandy foi apontado como o artista mais divulgado da Paraíba pela mídia regional, nacional e internacional, sendo responsável pelo produto turístico paraibano de maior sucesso: o pôr-do-sol do Jacaré. Nos finais de tarde, ele toca o Bolero de Ravel numa canoa que navega no Rio Paraíba, em frente aos restaurantes do Parque Municipal do Jacaré.

A Banda Sinfônica José Siqueira, segunda atração do sábado, vai mostrar um repertório composto por dobrados, valsas, Ballade (de Alfred Reed), com solo de sax alto de Caio de Araújo, e O fantasma da Ópera (Andrew Lloyd Webber), com arranjos de Warren Barker.

No programa constam A night in Tunisia (Dizzy Gillespie), Besame mucho (C. Velázquez) e Paraíba meu amor (Chico César), com arranjos de Helinho Medeiros. Criamos a Big Banda para valorizar os alunos do Departamento de Música da UFPB, que nunca tiveram essa experiência, e os novos compositores, esclareceu Sandoval.

A Banda foi criada em 1986, no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão através da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto, a José Siqueira tem dado ênfase ao repertório brasileiro e ao tradicional de banda sinfônica. O músico Sandoval Moreno é regente titular desde a fundação da Banda.

Programação da Semana do Músico – O evento será encerrado domingo (28), com apresentação da Banda 5 de Agosto da Prefeitura Municipal de João Pessoa e da Experimental Jazz Band. No segundo andar da Torre Mirante haverá ainda exibição do documentário Jackson do Pandeiro “O Rei do Ritmo” e exposição sobre vida e obra de uma dos ícones da música regional e nacional. A Semana do Músico é uma atividade desenvolvida pela Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco.