Júri escolhe a rainha dos Jogos da Primavera, nesta sexta-feira

Por - em 40

Um grupo de professores da rede municipal de ensino de João Pessoa vai escolher, nesta sexta-feira (12), a rainha dos Jogos Escolares Municipais – Jogos da Primavera. Estão inscritas 25 meninas com idades entre 14 e 17 anos, que serão apresentadas à comunidade escolar no ginásio de esportes do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, a partir das 9h. A abertura dos jogos está programada para o próximo dia 19, no Esporte Clube Cabo Branco, em Tambauzinho.

Todas as candidatas são atletas que já passaram por uma seleção prévia feita por professores e colegas das escolas onde estudam. Nessa seleção final, os jurados – cinco professores da rede – escolherão uma candidata observando critérios como simpatia, beleza, desenvoltura e postura.

O coordenador da Divisão de Desportos da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Edvaldo Pinheiro, explicou que este ano o tema dos Jogos da Primavera é ‘Harmonia, paz e união’, porque além de saudável e uma ocupação para crianças e jovens, “a prática do esporte nas escolas municipais tem sido incentivada como uma forma de combater a violência e consolidar uma cultura de paz entre os alunos”.

Modalidades – Mais de 1.600 alunos de 64 escolas da rede municipal devem participar das competições, que acontecerão em 10 modalidades: judô, ginástica rítmica, ginástica artística, futsal, futebol de campo, atletismo, natação, xadrez, voleibol e handebol.

Na abertura, prevista para 17h do dia 19, participarão alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino, numa iniciativa da organização para promover a integração entre as três esferas da educação. Haverá apresentações artísticas, desfile da rainha dos jogos e acendimento da pira dos Jogos da Primavera. As competições ocorrerão em diversas escolas e espaços esportivos da Capital.

O treinamento dos atletas que vão participar do evento é feito em horários específicos fora do período escolar e independente das aulas de educação física, que são obrigatórias. “Além de incentivar o esporte como uma forma de proporcionar bem-estar aos alunos, os professores encarregados de treinar esses estudantes sempre estão de olho nos talentos que podem ser descobertos. Hoje, temos atletas de escolas municipais participando de eventos nacionais, como as Olimpíadas Escolares Brasileiras (antigos Jogos Escolares Brasileiros -JEBs) e outras competições”, lembrou Edvaldo Pinheiro.