Juventude Cidadã atrai jovens que buscam primeiro emprego

Por - em 42

O primeiro dia de inscrições do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã da Prefeitura de João Pessoa, que aconteceu durante toda esta quinta-feira (10), atraiu dezenas jovens de toda parte da cidade de João Pessoa que buscam a oportunidade de profissionalização e que sonham com o primeiro emprego. O balanço geral de inscritos deve ser divulgado nesta sexta-feira (11), mas a tendência, segundo a organização do programa, é que na próxima semana a procura seja cada vez maior.

O atendimento está sendo feito no mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, até 31 de março, sempre das 8h30 às 17h (sem intervalo para almoço).

O programa oferece 6 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional voltados a 19 áreas do mercado de trabalho. Além de melhorar as chances de emprego, os alunos terão direito a uma bolsa de R$ 600 (divididos em seis parcelas de R$ 100), transporte, alimentação, fardamento e material didático.

De acordo com a coordenadora geral do Juventude Cidadã, Ludmila Carvalho, a procura está dentro do esperado. “A expectativa é de que o movimento aumente a partir de segunda-feira, por isso alertamos aos interessados que busquem fazer as inscrições o quanto antes para evitar filas, espera e garantir a chance de uma vaga”, alertou.

De olho no futuro – Entre os que foram fazer inscrição no primeiro dia estava Arnaldo Alves, de 26 anos. Ele escolheu o curso de Metalmecânica – voltado para serralharia, funilaria industrial, vendas e promoção de vendas no setor de automóveis e peças. “Eu penso em abrir minha própria empresa e esse curso vai ser muito útil”, conta.

Ao final do curso, Arnaldo vai contar com o apoio do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) para iniciar o negócio. Uma das ações do Juventude Cidadã para inserir os jovens no mundo do trabalho é o encaminhamento às linhas especiais de crédito do programa.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes, a meta deste ano é liberar empréstimos a pelo menos 10% dos alunos do Juventude Cidadã.

Inscrições
– Data: de 10 a 31 de março
– Horário: das 8h30 às 17h
– Local: Mezanino do Espaço Cultural José Lins do Rego, bairro de Tambauzinho (1º andar)

Documentos necessários para inscrição
– Carteira de identidade
– CPF
– Título de eleitor
– Carteira de trabalho
– Declaração da escola (para quem está estudando) ou certificado de conclusão do curso de Ensino Médio
– Comprovante de residência (com CEP)

Arcos ocupacionais do Juventude Cidadã 2011
Administração
Agroextrativismo
Alimentação
Beleza e estética
Comunicação e Marketing Social
Construção e reparos (revestimentos e instalações)
Educação
Esporte e lazer
Gráfica
Joalheria
Madeira e móveis
Meio ambiente
Metalmecânica
Saúde
Serviços domiciliares
Telemática
Transporte
Turismo e hospitalidade
Vestuário