Juventude Cidadã inicia entrega de cartão para saque da bolsa

Por - em 22

Aproximadamente 550 jovens foram atendidos nesta segunda-feira (9), no primeiro dia de entrega dos cartões magnéticos para saque da bolsa-auxílio do programa “Projovem Trabalhador – Juventude Cidad㔠de João Pessoa. Depois de receber o cartão, o estudante já pode retirar o benefício em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil, instituição onde é feito o depósito pelo Ministério do Trabalho para os alunos do Projovem de todo o País.

O atendimento está sendo realizado, até a próxima segunda-feira (16), no primeiro andar do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), localizada na rua Cardoso Vieira, 85, bairro do Varadouro (antiga Prefeitura), das 9h às 15h. Apenas o próprio estudante está autorizado a receber o cartão, por isso, no ato da entrega, ele deverá apresentar carteira de identidade e CPF.

No primeiro dia compareceram os alunos das seguintes instituições: Casa Caiada, Êpa, Ideias e Senac. Nesta terça-feira (10) será a vez dos estudantes da Mandalla. Quarta-feira (11) serão atendidos os alunos do Senai e do Senat com nomes iniciados pelas letras de A a J. Na quinta-feira (12), mais uma vez o atendimento será direcionado aos estudantes do Senai e do Senat, desta vez com nomes das letras K a Z. Na sexta-feira (13), receberão os cartões os jovens da Pró-Cidadania. E na segunda-feira seguinte (16), será a vez dos alunos da Funetec.

Atendimento – Uma equipe com cinco funcionários do Banco do Brasil foi disponibilizada para efetuar a entrega. Apesar do atendimento começar apenas às 9h, nesse primeiro dia de entrega já havia alunos esperando a abertura das portas às 5h. A coordenação do Juventude Cidadã avisa que não é necessário pressa para recebimento do cartão e lembra, ainda, que eventuais faltas às aulas, mesmo que para retirada do documento, não serão abonadas pelas instituições realizadoras dos cursos.

“Alunos que estudam pela manhã devem comparecer à tarde e alunos que estudam à tarde devem comparecer pela manhã”, explica a coordenadora de inserção do programa, Ludmila Carvalho.
 
O programa – O Juventude Cidadã é um programa federal implantado em João Pessoa graças a uma parceria do Ministério do Trabalho com a Prefeitura da Capital. Ele oferece 4.020 vagas em 16 cursos de profissionalização, bolsa-auxílio de R$ 100,00 e a oportunidade de encaminhamento ao mercado de trabalho. A meta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) é encontrar oportunidade de emprego para 1.206 pessoas entre os jovens participantes. Os alunos têm direito ao transporte e recebem alimentação, fardamento (uniforme e bolsa) e material didático.
 
Documentos obrigatórios:
CPF e carteira de identidade

Horário de atendimento:
das 9h às 15h (horário bancário)
 
Calendário
Casa Caiada – 9/11
Êpa – 9/11
Ideias – 9/11
Senac – 9/11
Mandalla – 10/11
Senai e Senat – 11/11 (jovens com iniciais de A a J)
Senai e Senat – 12/11 (jovens com iniciais de K a Z)
Pró-Cidadania – 13/11
Funetec – 16/11