Juventude Cidadã já inscreveu 1.058 pessoas para capacitação

Por - em 40

Em apenas uma semana, mais de mil pessoas já se inscreveram no programa Juventude Cidadã, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Até o final da manhã desta quarta-feira (15), o número de cadastrados chegava a 1.058 e Mangabeira era o bairro com maior quantidade de candidatos (209).

O recorde de inscrições até agora aconteceu na terça-feira (13), quando 545 novos cadastros foram realizados, uma média de 22 por hora. As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br). Por causa da forte demanda, o prazo final para inscrições, que se encerraria no dia 29 de abril, foi prorrogado para 8 de maio.

Vagas – Estão sendo oferecidas 4.020 vagas distribuídas em 16 áreas de capacitação. Os alunos receberão bolsa auxílio de R$ 100 e poderão ser encaminhados ao mercado de trabalho. A previsão da Sedesp é encontrar vaga para pelo menos 1.206 jovens.

Quem não tem acesso a computador pode recorrer a um dos 22 centros de inclusão digital da Prefeitura, distribuídos pelos bairros da capital. No momento do cadastro online, o aluno deverá informar dados pessoais, como nome, endereço, telefone, e o número dos documentos pessoais, como carteira de identidade e CPF.

Cadastro – Depois, para efetivar o cadastro, será necessário que o candidato compareça ao Sine-JP – localizado na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro (antigo Shopping Durval Ferreira – telefone 3214.1010) – munido de cópia dos documentos. Essa etapa da inscrição precisa ser feita até o dia 8 de maio, prazo final de inscrições.

A relação de candidatos será encaminhada à Comissão de Coordenação do Projeto Juventude Cidadã, que divulgará posteriormente o nome dos alunos selecionados para os cursos. Podem participar jovens com idade entre 18 a 29 anos que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio.

Os cursos terão 350 horas aula, divididas em 250 horas de formação técnica e 100 horas de qualificação social. Segundo o diretor de Fomento da Sedesp, Ruy Ribeiro, o início dos cursos está previsto para a segunda quinzena de maio próximo.

O que é – Realizado em parceria com o Governo Federal, o Juventude Cidadã é um programa de inclusão sócio-profissional que atende jovens que tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio; estejam desempregados; possuam renda mensal familiar de até um salário mínimo, e que, em virtude de sua condição social, tenham mais dificuldade de inserção no mercado produtivo.

O objetivo é fomentar o desenvolvimento pessoal, social e profissional desses jovens, de forma a encaminhá-los para o exercício pleno da cidadania, inserindo-os no mercado de trabalho.

Cursos – De acordo com Ruy Ribeiro, os cursos específicos de cada uma das áreas de capacitação serão definidos nos próximos dias. Com esse objetivo, a equipe da Sedesp irá ouvir representantes do setor produtivo para saber de que tipo de profissional eles necessitam mais.

“Por exemplo, na área de administração, eles podem estar precisando de analistas de Recursos Humanos, ou então de analistas de crédito ou almoxarife. Na área de Comunicação e Marketing, a demanda pode ser por profissional de audiovisual ou em determinada ferramenta de informática, como Corel Draw”, explicou.