Juventude Cidadã pode ser ampliado para a Grande JP

Por - em 20

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba, Inácio Machado de Souza Filho, anunciou nesta quarta-feira (22) a possibilidade do Governo Federal ampliar o Programa Juventude Cidadã para toda a Região Metropolitana de João Pessoa, incluindo, com isso, mais 10 mil jovens no projeto. O anúncio foi feito durante visita do titular da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ao secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes.

Atualmente, o programa de capacitação e inclusão no mercado de trabalho, Juventude Cidadã, atende apenas a moradores da Capital através de convênio do Governo Federal com a Sedesp. A iniciativa conta com recursos de R$ 6 milhões do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além de uma contrapartida da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) da ordem de 10%.

Com a ampliação do programa, a intenção do MTE é estender as ações para jovens de cidades como Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, tendo João Pessoa como gestor do projeto. “Desta forma, João Pessoa funcionaria como âncora do projeto”, explicou Inácio Machado, que já discutiu o assunto em Brasília, na Secretaria de Políticas Públicas do Ministério do Trabalho.

De acordo com ele, dependendo do andamento do primeiro convênio com a Prefeitura de João Pessoa (em vigência desde o início do ano), o Ministério deve decidir, até o final de 2009, se o programa será ampliado para a Região Metropolitana da Capital.

Participaram do encontro, além do secretário Raimundo Nunes, o secretário-adjunto de Desenvolvimento da Produção, Lucius Fabianni, e o secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Alexandre Urquiza.

Seleção – O Programa Juventude Cidadã começou a funcionar na Capital neste mês de abril com a abertura das pré-inscrições pela Internet. Serão selecionados 4.020 jovens, dentre os quais se espera inserir no mercado de trabalho pelo menos 1.206. Os alunos irão participar dos cursos de capacitação com duração média de seis meses e receberão bolsa-auxílio de R$ 100,00.

As pré-inscrições para o Juventude Cidadã estão sendo feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br) até o dia 8 de maio. Depois, para efetivar o cadastro, será necessário o candidato comparecer ao Sine-JP – localizado na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro (antigo Shopping Durval Ferreira – fone: 3214.1010) – munido de cópias dos documentos pessoais.