Juventude Cidadã realiza aula inaugural no Clube Cabo Branco

Por - em 51

Será nesta quarta-feira, a partir das 14h30, a aula inaugural do programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã de João Pessoa. O evento acontecerá no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, no bairro de Miramar, e contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho. Haverá, ainda, uma apresentação do Baticumlata, grupo de percussão formado por agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Os alunos selecionados que ainda não realizaram a matrícula precisam comparecer até a próxima sexta-feira (03) à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sedesp) para confirmar o interesse de participar do programa. O prazo se encerraria nesta quarta-feira, ao meio-dia, mas foi prorrogado devido ao feriado junino e à realização da aula inaugural.

Na Sedesp, localizada na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro (antigo Shopping Durval Ferreira), o aluno também poderá conferir a lista de selecionados, que está disponível, ainda, no site www.joaopessoa.pb.gov.br/downloads/juventudecidada.zip. As matrículas estão sendo realizadas das 8h às 17h, sem parada para almoço.

É necessário apresentar cópia a original dos seguintes documentos: CPF, identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado de reservista (para homens) e comprovante de residência (de preferência conta de água ou cartão de crédito, com CEP legível).

Também será necessário levar original e cópia de documento que comprove a escolaridade do candidato. Para quem está cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, basta apresentar o comprovante de matrícula. Já aqueles que concluíram um desses dois níveis de ensino precisarão levar o comprovante de conclusão.

Caso o aluno não tenha terminado o Fundamental e também não esteja matriculado este ano, terá que retornar à escola. Quem estiver nesta situação deve, primeiramente, se dirigir a um colégio da rede pública para reiniciar o ensino regular. Se o candidato deixar de entregar qualquer um dos documentos exigidos ou se apresentar cópia com informações ilegíveis, a matrícula não será efetivada.
 
O programa – O Juventude Cidadã é um programa federal implantado em João Pessoa graças a uma parceria com a Prefeitura da capital. Ele oferece 4.020 vagas em cursos de profissionalização, bolsa-auxílio de R$ 100,00 e a oportunidade de encaminhamento ao mercado de trabalho. A meta da Sedesp é encontrar oportunidade de emprego para 1.206 pessoas entre os jovens participantes. Os alunos terão direito ao transporte, receberão alimentação, fardamento (uniforme e bolsa) e material didático.
 
Os cursos
Administração
Agro Extrativista
Alimentação
Beleza e Estética
Comunicação e Marketing
Construção e Reparos (Revestimentos e Instalações)
Esporte e Lazer
Gestão Pública, terceiro setor, voluntariado e trabalho social
Joalheria
Meio Ambiente, saúde e promoção da qualidade de vida
Pesca/Piscicultura
Serviços Domiciliares I e II
Telemática
Transporte
Turismo e Hospitalidade
Vestuário