Juventude Cidadã realiza seminário com instituições parceiras

Por - em 23

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) realiza nesta segunda-feira (2) um seminário com as 11 instituições parceiras do programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã. No evento, que começa às 8h30 e segue até 17h30, no Hotel Hardman, Bairro de Manaíra, as entidades receberão as últimas informações sobre as exigências do projeto, sobre os cursos e o programa de aula, além da forma operacional de acompanhamento das ferramentas de monitoramento, tratamento didático-pedagógico e da inserção dos jovens no mercado formal de empregos, responsabilidade conjunta da Sedesp e das instituições.
Seis mil jovens vão participar do Juventude Cidadã deste ano, pela Prefeitura de João Pessoa. As inscrições serão encerradas no dia 15 de abril e a relação dos alunos aprovados está disponível na página da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br).
O programa foi oficialmente aberto nesta segunda-feira (25) e as aulas vão começar no dia 9 de maio. Também na segunda-feira (25) foram assinados os contratos com as 11 instituições que ministrarão as aulas. A formalização das parcerias aconteceu na Sedesp, responsável pela gestão do projeto.
ProJovem Trabalhador – O Juventude Cidadã é uma iniciativa do Governo Federal aplicada nos Estados e Municípios do País por meio de convênio com as Prefeituras e com os Governos Estaduais. Na Capital paraibana, esta é a segunda edição do programa. A primeira aconteceu em 2009, quando os cursos oferecidos formaram 4.020 jovens. Desses, aproximadamente 1,2 mil foram inseridos no mercado de trabalho por meio de empregos com carteira assinada, pela prestação de serviço autônomo ou abertura de negócios próprios.
Desta vez, a meta do Juventude Cidadã é inserir 1,8 mil jovens, o que corresponde a 30% do total de alunos inscritos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes, desses, aproximadamente 600 devem ter a oportunidade de receber empréstimo por meio do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). “Essa será uma das ações que iremos utilizar para estimular a entrada desses jovens no mercado”, explicou.
Cursos oferecidos – Este ano, o Juventude Cidadã está oferecendo cursos em 19 áreas do mercado de trabalho: Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza e Estética, Comunicação, Construção e Reparo, Educação, Esporte e Lazer, Gráfica, Joalheria, Madeira e Móveis, Meio Ambiente, Metalmecânica, Saúde, Serviços Domiciliares, Telemática, Transporte, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.
Os cursos possuem tanto conteúdo social quanto profissional para que os estudantes tenham condições de ingressar no mundo do trabalho. Durante o processo de aprendizagem, eles terão aulas de inclusão digital, valores humanos e noções de direito trabalhistas. Na etapa de capacitação profissional, por exemplo, terão oportunidade de cursar disciplinas como Administração, Alimentação, Beleza e Estética, Comunicação Social e Marketing, Construção e Reparos, Gráfica e Joalheria, dentre outros.
Confira as instituições parceiras do Juventude Cidadã:
Alquimia Negócios Sociais Sustentáveis
Associação Beneficente Casa Caiada
Associação de Promoção do Desenvolvimento Local – APDL
Fundação Assistencial Anita Barbosa – FAAB
Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba – Funetc
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano e Social – Ibradhes
Instituto Brasileiro Pro Cidadania
Instituto Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e de Pesquisa – Indetep
Serviço Nacional de Aprendizado Comercial – Senac
Serviço Nacional de Aprendizado do Transporte – Senat
Serviço Nacional de Aprendizado Industrial – Senai