Juventude Cidadã: seleção de pré-inscritos inicia terça-feira

Por - em 53

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa ação de sua Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), começa na próxima terça-feira (5) a selecionar os pré-inscritos no Programa Juventude Cidadã. Os mais de 5,8 mil candidatos que se cadastraram pela internet precisam, agora, comparecer à Sedesp munidos de cópias dos seguintes documentos: CFP, identidade, carteira de reservista, carteira de trabalho (não obrigatório) e comprovante de que está cursando ou de que tenha concluído o Ensino Fundamental ou o Médio.

O atendimento será feito por ordem alfabética. Na terça-feira devem comparecer os candidatos com nome iniciado pelas letras A, B, C, D e E. Na quarta-feira (6), será a vez dos inscritos F, G, H, I e J. Na quinta (7), letras K, L, M, N e O. Na sexta-feira (8), P, Q, R, S e T. Por fim, na segunda-feira, dia 11, encerram-se as inscrições com os nomes iniciados por U, V, X, W Y e Z.

Requisitos – Para ser selecionado, o jovem precisa preencher os seguintes requisitos: ter idade entre 18 e 29 anos e renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (R$ 465,00), estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio e não ser beneficiário de bolsa de outros convênios do ProJovem (Bolsa Família é permitida).

Depois dessa nova fase, as inscrições serão encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), responsável pelo programa e encarregado da seleção final dos alunos. A oferta é de 4.020 vagas. A meta da Sedesp é encaminhar ao mercado de trabalho 1.206 dentre os participantes dos cursos.

Bolsa, transporte e alimentação – Programa federal realizado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, através da Sedesp, o Juventude Cidadã oferece aos jovens participantes cursos de capacitação e uma bolsa de R$ 100 por mês. Além disso, os alunos terão direito ao transporte, receberão alimentação, fardamento (uniforme e bolsa) e material didático.

Balanço – Até o final da manhã de quinta-feira (30), último dia de prazo, o número de pré-inscritos pela internet (www.joaopessoa.pb.gov.br) no Juventude Cidadã estava em 5,8 mil. A área mais procurada era a de Vestuário, com 906 candidatos (15,4% do total). Em seguida vinham Telemática (10,7%) e Administração (9,2%).

O programa dos cursos para cada uma das 16 áreas oferecidas será definido em conjunto com as empresas e entidades responsáveis pela capacitação, levando em conta a demanda do mercado de trabalho. Horários de aula também estão em estudo, mas a intenção é disponibilizar turmas de manhã, à tarde e à noite.

Cronograma de entrega de documentos

Data Nome iniciado por
5 de maio, terça-feira A, B, C e D
6 de maio, quarta-feira F, G, H, I e J
7 de maio, quinta-feira K, L, M, N e O
8 de maio, sexta-feira P, Q, R, S e T
11 de maio, segunda-feira U, V, X, Y, W e Z

Local
Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), localizada na Rua Cardoso Vieira, 85, Bairro do Varadouro, no antigo Shopping Durval Ferreira – Telefone 3214-1010

Horário
Das 8h às 17h

Documentos obrigatórios
Comprovante de conclusão ou de que está cursando o Ensino Fundamental ou Médio
Cópia do CPF, RG, título de eleitor e certificado de reservista