Kits do ‘Limpa João Pessoa’ serão entregues em agências do BB

Por - em 62

Os interessados em participar do movimento “Limpa Brasil Let’s do It!”, que ocorre no próximo domingo (2), em João Pessoa, devem ir a uma das 17 agências do Banco do Brasil da Capital para receber o “kit voluntário”. A entrega está sendo realizada nestas quinta (30) e sexta-feira (31). O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com a cooperação da Unesco. A promoção é da empresa Atitude Brasil.

O kit é composto por um saco verde de 100 litros, confeccionado com polietileno – matéria prima renovável produzida pela Braskem –, um par de luvas plásticas e um panfleto com informações de segurança que deve ser lido pelo “catador”, pois explica o que deve ser recolhido e o que deve ser evitado.

É com este material que os cidadãos podem ajudar a limpar a cidade, recolhendo o lixo das ruas e praças da sua vizinhança. Essa é a ideia do movimento “Limpa Brasil Let’s do It!”, que foi iniciado na Estônia, em 2008, e já passou por 140 países.

Mobilização – Para participar, o interessado deve acessar o site www.limpabrasil.com/joaopessoa e se inscrever como voluntário. No cadastro, ele escolhe se deseja ajudar como agente ou catador. O agente ajuda a divulgar o movimento na cidade, explicando o conceito e convocando amigos, familiares, colegas de trabalho, ONGs e comunidades. O catador trabalha no dia do evento, ajudando a retirar resíduos sólidos jogados em locais indevidos na cidade.

Pontos de entrega – Os pontos de entrega estão disponíveis em http://limpabrasil.com/blogs/joaopessoa/pontos-de-entrega/, assim como a lista das agências do Banco do Brasil que irão entregar os kits.

O material reciclável recolhidos será doado às cooperativas de catadores que já atuam na cidade. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade da Emlur, que encaminhará esses itens para o Aterro Sanitário Metropolitano.

No Brasil – A primeira ação do movimento aconteceu no Rio de Janeiro, no início de junho de 2011, e reuniu mais de seis mil pessoas, que recolheram 17 toneladas de material reciclável no espaço público, em um dia de mobilização. No dia 1º de julho, mais de cinco mil voluntários retiraram quase dez toneladas de resíduos das ruas de São Luís. João Pessoa será a décima cidade a participar do movimento no Brasil e outras quatro ainda receberão o “Limpa Brasil” até o final de 2012.

Além do Rio de Janeiro e de São Luís, a ação já passou pelas cidades de Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema, São Bernardo do Campo, São Paulo e Belo Horizonte, reunindo 88 mil pessoas e recolhendo cerca de 1,5 mil  toneladas de material reciclável.

Parceria – No dia do “Limpa João Pessoa”, a Emlur dará apoio logístico ao movimento e auxiliará as turmas de voluntários que vão doar parte do seu tempo para o sucesso do evento. Equipes da Autarquia, compostas por fiscais, educadores e agentes ambientais, estarão em cada um dos 20 pontos de entrega voluntária espalhados pela cidade.

Enquanto durar a ação, caminhões farão o transporte do material recolhido dos pontos até os núcleos de coleta seletiva, beneficiando as cooperativas de catadores. Outras secretarias também estão engajadas na realização do movimento. Servidores das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Sedec) e Meio Ambiente (Semam) vão trabalhar como multiplicadores do projeto nas escolas, postos de saúde e comunidades onde atuam.