Laboratório da Policlínica de Mandacaru realiza teste de detecção de tuberculose

Por Dayana Nóbrega - em 176

O Laboratório da Policlínica de Mandacaru está realizando o exame de baciloscopia para detecção de tuberculose, além de testes rápidos. O serviço não foi afetado pelas adequações realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa durante o período de afastamento social para prevenção ao coronavírus. O atendimento, está ocorrendo regularmente das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira.

De acordo com a diretora da Policlínica, Geralda Rodrigues, os sintomas do coronavírus e os da tuberculose não se confundem. “Há como diferenciar os sintomas da tuberculose em relação aos do coronavírus, pois o paciente nem sempre tem problemas respiratórios. Os principais sintomas da tuberculose são o clareamento das fezes, sessão de escarros, falta de apetite e perda de peso”, comentou ela.

A baciloscopia direta do escarro é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar, por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos. Trata-se de um método simples, rápido e seguro para elucidação diagnóstica da tuberculose, uma vez que permite a confirmação da presença do bacilo.

O paciente que estiver com os sintomas, deve se dirigir até uma unidade de saúde da família para preenchimento da ficha. O paciente receberá os coletores na unidade e será orientado de como realizar a coleta. Em razão da pandemia do coronavírus, o próprio usuário deverá levar o exame para a Policlínica, junto com a ficha. Após o procedimento, o paciente terá 24 horas para receber o resultado.