Laboratório de Astronomia abre para observação da lua cheia

Por - em 18

A lua vai apresentar sua beleza em fase cheia no céu paraibano nesta sexta-feira (18), a partir das 18h, e pode ser vista através do Laboratório de Astronomia que fica localizado no terceiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Os visitantes também poderão conferir o planeta Júpiter.

A observação de Júpiter acontece nas terças, quintas, sextas e domingos, também às 18h. Nas terças e quintas, o laboratório fica aberto também à visitação das escolas. O professor e coordenador do Laboratório de Astronomia, Marcos Jerônimo, lembra que as observações com telescópio estão condicionadas ao clima. “No período de lunação, que compreende as fases de visibilidade crescente, cheia e minguante, a observação está também condicionada ao horário de funcionamento da casa, que vai das 18h até às 20h40”, explicou.

Ainda neste mês de fevereiro, o planeta Saturno será visível no céu paraibano a partir apenas das 23h, nascendo cada dia mais cedo. Já os planetas Mercúrio, Vênus e Marte estão sendo visíveis a partir das 3h30 da madrugada.

As constelações também podem ser vistas a olho nu. Entre elas, Órion e a estrela Betelguese; Touro e a estrela Aldebarãn; Cão Maior e a estrela Sírus (a mais brilhante do céu); Cão Menor (Procyon), Auriga (Capella), Gêmeos (Castor e Pollux) e Navio (Canopus).

Laboratório de Astronomia – É um dos espaços do Museu de Ciência, localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco. Conta com quatro telescópios refletores e dois refratores conhecidos popularmente como lunetas. O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautadas em uma temática específica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou com temática proposta pelo setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco, em que inclui também a vivência no planetário.

Planetário – No local, o visitante também poderá encontrar o planetário digital, que funciona de terça-feira a domingo (nos três turnos), com sessões de hora em hora. Nas terças e quintas, a prioridade é para as escolas agendadas para o primeiro horário de cada turno. Nas quartas, sextas e finais de semana atende ao público visitante em geral.

Neste mês de fevereiro a atração é a projeção astronômica “Palco Celeste” (27 minutos). O filme apresenta um estudo no céu e a repercussão dos seus fenômenos na atmosfera terrestre, que funciona como uma lente de vidro refletindo no céu luzes e cores decorrentes de fenômenos como poluição das luzes da cidade, que criam efeitos que chegam a inibir a visão das estrelas, e outros, como o pôr do sol que se origina das luzes do dia refletidas na atmosfera. Faz também um alerta acerca dos fenômenos negativos, tais como a poluição causada pela fuligem, a poeira que se espalha obstruindo a visão dos fenômenos celestes criando uma camada denominada de efeito estufa, cujos efeitos são extremamente danosos à condição humana.

O filme apresenta ainda fenômenos na linha do tempo que marcaram a história da astronomia, como as chuvas de meteoro e o registro ocorrido nas Cataratas do Niagra. Além disso, apresenta o espetáculo da aurora boreal que acontece nas regiões geladas do planeta, cuja combinação de cores representa um verdadeiro espetáculo celeste. As muralhas da China e a precisão dos chineses nos registros dos fenômenos celestes são destacados, como também o cometa Harley na sua expansão pela Terra, que só acontece a cada 76 anos,; os fenômenos considerados OVNI´s e, por último, uma bela visão da lua e da terra como planetas irmãos.

SERVIÇO:
Observação da lua, júpiter e constelações
Dia: Sexta-feira (18)
Hora: 18h
Local: Terceiro Pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
Informações: 3214.8303/3214.8270