Lagoa se transforma em um parque de diversão para ‘Dia de Brincar’

Por - em 32

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) irá transformar o Parque Sólon de Lucena em um grande parque de diversões no próximo domingo (9) de outubro, quando é realizada mais uma edição do Dia de Brincar, evento que marca a passagem do Dia das Crianças de 2011. Com uma ampla programação de brincadeiras, o evento também vai contar com o show da banda mineira Pato Fu.

A festa será realizada no horário de 12h às 18 horas no anel interno e parte externa da Lagoa. Mais de 40 ônibus vão circular, gratuitamente, em vários bairros da cidade, transportando as famílias até o local da festa.

Além do Pato Fu, o Grupo Carroça de Mamulengos também vai animar o Palco Principal, armado no anel interno, com danças, gincanas, sorteios e distribuição de brindes. Já a banda mineira vai apresentar seu repertório baseado no mais recente disco, Música de Brinquedo, onde todos tocam clássicos do grupo e músicas de outros artistas com instrumentos de brinquedo.

Um grande circo também vai ser armado e sob o comando do palhaço Dadá e a Trupe da Alegria fará do picadeiro um momento mágico, aquecido de brincadeiras, prendas e  muitos sorrisos e distribuição de brinquedos. Em sua sexta versão, a festa conta com a parceria do Instituto Alpargatas, Armazém Paraíba, Unimed João Pessoa e a Associação de Empresa de Transportes Coletivos (AETC).

A expectativa da equipe organizadora, formada por integrantes de todas secretarias do município, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é atrair mais de 45 mil crianças e seus familiares esse ano, superando o público de anos anteriores. “A orientação do prefeito Luciano Agra é transformar o espaço num grande parque de diversões, com muitos brinquedos, jogos, distribuição de brindes e guloseimas”, disse uma das organizadoras, Marjorie Gorgônio. Uma grande equipe formada por educadores, servidores municipais e voluntários vão trabalhar no dia para oferecer maior conforto aos baixinhos.

A novidade deste ano é a ampliação do espaço físico, que pela primeira vez engloba o anel interno e externo e garante a ocupação do dobro de brinquedos de anos anteriores.

Durante toda a tarde do Dia de Brincar, a meninada tem a oportunidade de se divertir nas 29 tendas, denominadas de Estações Culturais e Educativas, espalhadas ao longo do parque, com atividades de desenho e pintura, jogos de salão, cantinho da leitura, pintura no rosto, grupo de teatro, brincadeiras de rua, xadrez, hora do conto, teatro de boneco, educação para o trânsito, ciranda de cultura popular e oficinas de origame, dentre outros.

Destaque também para a Trupe da Inclusão, que vai dar apoio às pessoas com deficiência e a Tenda do Encontro, que dará suporte a crianças perdidas dos responsáveis. Segundo ela, essas tendas ficarão próximas ao palco principal, onde fica a organização do evento. A Tenda do Encontro ficará montada atrás do palco.

Nas estações também são servidos lanches e distribuição de brindes através de brincadeiras, lideradas por monitores. No local será instalado um Escovódromo, onde o pessoal da área de saúde dará orientações, com atividades lúdicas, sob higienização bucal.

120 brinquedos – Será montado um parque infantil com 120 brinquedos, entre pula-pulas (pequenos e grandes), camas-elásticas (pequenas e grandes), piscinas de bolinhas e tobogãs gigantes. Tudo para que a garotada possa se divertir até cansar, no dia destinado exclusivamente a ela.

Já os sorteios vão presentear as crianças com bicicletas, skates, patinetes, tênis, bolas, carrinhos, livros infantis, aparelhos de TV, DVDs, vídeos games, bonecas, velocípedes e outros brinquedos que fazem parte do imaginário e da expectativa da criançada.

Estrutura – Mil funcionários do quadro da Prefeitura de João Pessoa foram convocados para trabalhar no Dia de Brincar, para que se possa garantir todas as metas planejadas. A segurança será feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil e uma empresa de segurança privada. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) darão apoio com equipes do Samu e Corpo de Bombeiros.

Serão instalados sessenta banheiros, entre infantis e adultos, sendo oito para pessoas com necessidades especiais. Agentes da Secretaria do Controle Urbano (Sedurb) vão dar suporte na organização e prestarão socorro em qualquer eventualidade que venha ocorrer. Funcionários da Empresa de Limpeza Urbana (Emlur) cuidarão da limpeza e Agentes da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) darão orientações sobre a higiene do local,  preservação e cuidados com o meio ambiente.

Trânsito – O controle do trânsito ficará sob a responsabilidade da Sttrans, que interditará o fluxo de veículos na tarde do sábado, para a instalação dos equipamentos e no domingo irá orientar os motoristas e pedestres que forem ao evento. O evento contará com a presença de comissários da Infância e da Juventude e os Conselheiros Tutelares, que reforçam a segurança da meninada, para que tudo transcorra com tranqüilidade.

Já os ônibus gratuitos irão circular com adesivos de identificação e todos os equipamentos serão identificados com frases alusivas ao Dia de Brincar.

Serviço

Dia de Brincar – 9 de outubro

Das 12h às 18h

Local: Parque Solón de Lucena (anel interno e parte do externo da Lagoa)

Distribuição de Brindes e Guloseimas

ESTAÇÕES

Trupe de Inclusão (Apoio às Pessoas com Deficiência)

Desenho e Pintura

Hora do Conto

Jogos de Salão

Xadrez

Cantinho da Leitura

Grupo de Teatro

Escovódromo

Brincadeiras de Rua

Pintura no Rosto

Jogos de Competição

Dança

Teatro de Bonecos

Educação para o Trânsito

Quebra Cabeça

Jogo da Memória

Contação de Histórias

Origami

Leitura Dramática

Bambolê

Pião

Bola de Gude

Cabo de Guerra

Barra Bandeira

Dominó

Capoeira

Jogos Educativos

Bingo de Palavras

Ciranda de Cultura Popular

PARQUE INFANTIL

Pula-Pula

Piscina de bolas

Tobogã gigante

Cama elástica