Lançada campanha que prevê uso de madeira de poda em fogueiras

Por - em 42

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou na última sexta-feira (18), no Parque Solon de Lucena (Lagoa), a campanha “Fogueira Ecológica”. O projeto é uma iniciativa das Secretarias do Meio Ambiente (Semam), do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e do Orçamento Democrático (OD) e tem como objetivo chamar a atenção da população para a legislação ambiental, orientando para que faça a sua fogueira utilizando o resto de madeira das podas das árvores.

“Desta forma estaremos combatendo o desmatamento, além de unir a defesa do meio ambiente às tradições culturais de nossa cidade”, frisou a secretária do Meio Ambiente, Lígia Tavares, que fez a abertura do evento em conjunto com a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida.

Através da campanha “Fogueira Ecológica” será doada madeira da poda das árvores, realizada pela Sedurb, para as associações de moradores que farão a distribuição dentro de suas comunidades. A líder comunitária Edleuza Medeiros de Souza, moradora do Jardim Mangueira, em Mandacaru (14º região orçamentária), é uma das envolvidas com o projeto educacional. Para ela, esta iniciativa é muito importante e faz com que o governo esteja mais próximo das comunidades. “Através deste trabalho, estamos dando uma importante contribuição para se evitar o desmatamento”, ressaltou.

Assim como Edleuza Medeiros, as demais pessoas que passavam pela Lagoa nesta sexta puderam não só conhecer e se engajar na campanha, como também levar para casa uma muda de plantas nativas do Brasil, a exemplo do ipê amarelo, que estavam sendo distribuídas pela Semam na “Tenda Verde”.

A distribuição das madeiras para as fogueiras está sendo feita nas 14 regiões orçamentárias e foi iniciada esta semana até o dia de São Pedro, 29 de junho. Mobilizadas pelos delegados e conselheiros do OD, vinte associações já estão participando da campanha.

Segundo a Semam, a área que mais sofre com o desmatamento é a Zona Sul da cidade, que compreende os bairros Grotão, Gramame, Colinas do Sul II e Jacarapé, entre outros.

Confira alguns pontos de distribuição de podas:

Escola Municipal Antenor Navarro – Gramame
Associação Comunitária Três Lagoas
Associação Ana Clementina de Jesus – Planalto Boa Esperança
Centro de Referencia em Cidadania – Bairro dos Ipês
ARCA – Ilha do Bispo