Lançamento de cartilha abre Semana do Meio Ambiente

Por - em 49

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) abriu as comemorações da Semana do Meio Ambiente com o lançamento da Cartilha de Arborização Urbana, que mostra a necessidade de se planejar o plantio para que ele traga benefícios. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), na Capital, na manhã desta quarta-feira (4). Até o próximo domingo (8), está programada uma série de eventos na Capital como caminhadas, oficinas, concurso e plantio de 400 mudas. A meta da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) é plantar 16 mil árvores nativas este ano na cidade.

O secretário do Meio Ambiente (Semam), Antônio Augusto de Almeida, explicou que a função da cartilha é estimular e orientar o plantio correto. “Até pouco tempo se achava que plantar era um ato exclusivamente empírico, era só plantar e pronto, mas não é. É necessário que se planeje, para que aquela árvore que se plantou traga um benefício e não se torne um motivo de preocupação e um risco de vida. A cartilha vai responder cinco questões básicas: por que, onde, como, o que e quando plantar”, disse.

A publicação mostra os benefícios da arborização e dá exemplo de árvores de pequeno, médio e grande portes e de locais onde cada espécie deve ser plantada. A cartilha também ensina que a poda é importante para o desenvolvimento da árvore e mostra os tipos e técnicas usados e o benefício que cada uma traz. Exemplares serão distribuídos nas escolas e estão disponíveis para empresas, associações e organizações governamentais e da sociedade civil.

Palestras e caminhadas
– Ainda nesta quarta-feira, no auditório da Fiep, foram ministradas duas palestras sobre as ações locais frente às mudanças globais (com o professor doutor da UFPB, Tarcísio Alves Cordeiro) e sobre a situação atual e perspectiva futura dos ambientes recifais de João Pessoa (pelo professor Rodrigo de Sousa Melo). O evento foi animado por apresentações culturais do Coral da Emlur, do grupo de idosos de Mandacaru e dos músicos Alice Lumi e Fernando Pintassilgo. No final da tarde, houve o plantio de 100 árvores nativas na Praça Quatro Amigos e imediações, no Alto do Mateus.

Nesta quinta-feira (5), a programação começa às 6h com uma caminhada do Busto de Tamandaré ao Sesc Cabo Branco, na orla de João Pessoa. Às 7h, está prevista uma visita ao Viveiro Municipal (no Valentina) e uma caminhada ecológica rural ao Vale do Gramame. A partir das 8h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), haverá a I Mostra sobre Meio Ambiente e Saúde, realizada pelo Ibama, e o plantio de 50 mudas de ipê que fazem parte do plano de renovação das espécies que colorem o parque. À tarde, no Sesc Centro, haverá um concurso de artes com materiais recicláveis e desfile.

Na sexta-feira (6), a partir das 8h, haverá atividades lúdicas e oficinas de artes, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), e o plantio de 32 árvores na Comunidade Asa Branca. Às 14h serão plantadas 100 árvores nativas em frente à Maternidade Santa Maria, em Mangabeira, próximo à nascente do Rio Cabelo. Cerca de 100 mudas vêm sendo plantadas durante esta semana em vários pontos da cidade. As comemorações da Semana do Meio Ambiente se encerram no domingo (8), às 15h, com o ‘3º Aniversário do Sarau Poético’, na Bica.