Lançamento de livro encerra feira ‘Vamos trocar leituras’

Por - em 48

A II versão da Feira de Livros ‘Vamos trocar leituras’, que está acontecendo no Hall do Paço Municipal, no Centro, será encerrada nesta quarta-feira (17) com o lançamento do livro ‘Mulher e Política na Paraíba: histórias de vida e luta’ de autoria de Glória Rabay e Maria Eulina Pessoa. A Feira é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e faz parte da programação do Mês da Mulher.

O incentivo à leitura por meio de trocas de livros é o principal objetivo da Feira, que teve início na última segunda-feira (15). Durante esses dias, a população que circulou pelo prédio da prefeitura teve a oportunidade de trocar livros e ler obras literárias de diversos autores.

Na exposição, o público pode encontrar livros com temáticas de gênero, literatura, saúde e educação, além de obras de autores paraibanos. Para participar da troca de livros, basta levar um exemplar que você tenha lido e substituir por outro de sua escolha.

O livro ‘Mulher e Política na Paraíba: histórias de vida e luta’, que será lançado no encerramento da feira, retrata a trajetória das mulheres paraibanas atuantes nos espaços políticos de poder. O evento está programado para as 16h, no Hall do Paço Municipal.

Sobre o livro – O livro é resultado de 10 anos de pesquisa sobre a participação das mulheres na política formal da Paraíba. Traz dados estatísticos que registram a inclusão das mulheres na política ao longo do século XXI. A intenção não é apenas de resgatar o passado, mas de influenciar o futuro ao apresentar as histórias de aprendizagem e luta para inclusão das mulheres no campo masculino da política, convidando mais mulheres a entrar na área e fazer a diferença.

Sobre as autoras – Glória Rabay é Doutora em Ciências Sociais pela UFRN, professora e pesquisadora da UFPB onde coordena o Nipan – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero e o Curso Gênero e Diversidade na Escola, da UAB/UFPB Virtual. Publicou, em 2009, o livro ‘Abortamento inseguro: assistência e discriminação’ e atualmente coordena as ações da Rede Mulher e Democracia na Paraíba.

Maria Eulina Pessoa é licenciada em Pedagogia pela UFPB, Mestra em Psicologia Educacional pela Unicamp e Doutora em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University. Leciona no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPB. É pesquisadora do CNPQ e tem diversas publicações em língua portuguesa e inglesa.