Lapinha e muita música no ‘Circuito Cultural das Praças’, próximo sábado

Por - em 45

A programação do ‘Circuito Cultural das Praças’ segue com grandes atrações espalhadas pelas praças da cidade, no próximo sábado (8), sempre a partir das 20h. A próxima edição do projeto tem como destaque a apresentação da ‘Lapinha São Sebastião’, comandada pelo Mestre Adézio, no Anfiteatro Lúcio Lins da Praça da Paz, no bairro dos Bancários, dando início ao ciclo natalino que mostrará os folguedos populares característicos desta época do ano. As outras praças que recebem o projeto serão animadas com artistas e grupos musicais de diferentes ritmos. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), através da sua Fundação Cultural (Funjope).

A ‘Lapinha São Sebastião’, que se apresenta na Praça da Paz, foi fundada em 1991 por um grupo de mães do bairro de Cruz das Armas e atualmente conta com 22 participantes. A lapinha é uma denominação popular do pastoril, que tem origem na colonização portuguesa. Trata-se de um folguedo natalino que costumeiramente encerra suas atividades no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o ‘Dia de Reis’, quando acontece a ‘queima da lapinha’. Mas as atividades dessa expressão popular podem ser encerradas até o final de janeiro, nunca ultrapassando esse período sob pena de ganhar o apelido pejorativo de ‘lapinha bufa’.

Em Jaguaribe – A Praça Aquiles Leal (Praça Onze), do bairro de Jaguaribe, recebe o artista João Inácio de Albuquerque, mais conhecido como ‘João Jaguaribe’ que, como o nome artístico sugere, tem suas raízes culturais ligadas à produção daquele bairro, participando de movimentos como o ‘Musiclube da Paraíba’, ao lado dos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró. O repertório desse show será composto por muito forró, relembrando ícones do gênero, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, além de sucessos da MPB e a composição própria ‘Flor de Várzea’, terceira colocada na última edição do ‘Forró Fest’, rendendo também o prêmio de melhor intérprete ao artista.

Na Torre e Bessa – Na Praça Tiradentes, no bairro da Torre, apresenta-se o cantor ‘Clayton Barata’ no show que vai contar com participações especiais dos artistas paraibanos André Macambira, Kennedy Costa e Mira Maia, além do cantor e compositor pernambucano Paulo Neto, enquanto a Praça do Caju, no Bessa, recebe a performance da ‘Banda Delta 9’.

Em Manaíra – A Praça Alcides Carneiro, no bairro de Manaíra, tem como atração o músico Edu Araújo e banda. O artista, que traz nas veias o dom artístico da família ‘Vilô’, tradicionalmente conhecida na cena musical paraibana, começou aos 13 anos de idade a sua vida artística profissional como pianista e tecladista em bandas de bailes. Atualmente, acompanhado de uma banda instrumental, tem se destacado em diversos festivais, a exemplo do ‘Forró Fest’, ‘Canta Nordeste’ e ‘Feira da Música’.

Mangabeira e Funcionários – A Praça do Coqueiral, em Mangabeira, será animada com o rock metal da banda ‘Kick Off’, uma expressão inglesa que na língua portuguesa significa ‘pontapé inicial’. A banda, formada por Gabriela, a ‘Gaby’, no vocal; Thiago ‘Gob’, na guitarra; Igor ‘Curuma’, no baixo; Nilson ‘Negão’, na segunda guitarra, e Juninho, na bateria, toca desde clássicos do heavy metal, como composições da banda ‘Black Sabbath’, até músicas consideradas ‘mais pesadas’, como as do ‘Iron Maden’. A Praça Bela, no Funcionários, recebe o show da ‘Banda Hell Rider’.