Largo de Tambaú se transforma em ponto turístico após reforma

Por - em 43

A beleza da Praia de Tambaú, bem no final da Avenida Senador Ruy Carneiro, não fica mais escondida entre os bares. Desde a intervenção urbanística realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no Largo da Gameleira, o espaço público ganhou ares de ponto turístico e passou a ser visitado com mais frequência pelos paraibanos e turistas. O amplo calçadão, que fica entre as praias de Tambaú e Manaíra, passou a ser ponto de encontro das famílias, amigos e casais, que aproveitam o entardecer para caminhar, ou simplesmente, contemplar o mar.

A estudante Cynara Gina Chaves é do estado do Piauí, mas mora em João Pessoa há mais de 10 anos. Durante todo esse tempo, nunca tinha ido a essa parte da cidade. “Já passei por aqui várias vezes de carro, mas tinha medo de descer porque achava o local bastante escuro, abandonado. Mas após a obra, que por sinal ficou ótima, trouxe meus filhos para ver como é linda a cidade onde a gente mora”, disse ela. Cynara estava em companhia da família tirando fotos para postar em um site de relacionamento. “Tenho parentes espalhados por todo o Brasil: Porto Alegre, Recife e Terezina e essa foi a forma que eu encontrei para mostrar o quanto João Pessoa é bonita”, comentou a estudante.

Já Juliana de França, que é nutricionista, e Francisco de Assis da Silva, auxiliar de almoxarifado, são noivos e moram no município de Bayeux. Sempre que conseguem uma folga no trabalho eles vão namorar contemplando a Praia de Tambaú. Mas segundo o casal, a prática só se tornou rotina após a reforma do espaço. “O mau cheiro que vinha do Mercado de Peixe era insuportável, sem falar no próprio lugar, que era horrível, nem dava para ver o mar. Agora, a gente fica aqui, sentado num ambiente agradável, aconchegante. Com certeza o Largo da Gameleira ficou bem melhor e bonito”, afirmou Juliana.

O comerciário Jair Isidro, que viveu a infância na casa dos avôs localizada na Avenida Olinda, em Tambaú, e sempre brincava nas areias da Praia de Tambaú, trouxe a filha de sete anos pela primeira vez ao Largo da Gameleira. A esposa e outra filha adolescente também o acompanharam no passeio. “Quando pequeno, meu pai me trazia sempre aqui. Mas nos últimos anos, dificilmente eu visitava este local, pois me sentia inseguro, principalmente à noite, era muito perigoso. Desde que foi feita a obra, planejava trazer minha família. Aproveitei hoje, saí mais cedo do trabalho e vim caminhar um pouco. O Largo voltou a ser ponto de encontro das pessoas”, disse Jair.

O Largo da Gameleira passou por uma completa reforma e reurbanização. O projeto compreendeu a relocação dos bares e a construção de um moderno Mercado de Peixe. A obra foi entregue oficialmente pelo prefeito Luciano Agra no mês de novembro de 2010. O novo espaço público ganhou a obra de arte ‘Saudação ao sol’, assinada pelo artista plástico Ericson Brito, que é composta por seis totens confeccionados em chapa de ferro pintada na cor vermelha. O projeto incluiu ainda postes de iluminação, coletores seletivos e o reforço da segurança com um pelotão de ciclistas da Guarda Municipal.

A PMJP já firmou convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) para também requalificar toda a orla entre as praias do Cabo Branco e Bessa, além de revitalizar o ponto extremo oriental das Américas na Praia do Seixas e a construção da Praça da Juventude. Na execução da obra devem ser investidos cerca de R$ 4 milhões.