Lei municipal inclui noções de trânsito na grade curricular das escolas

Por - em 44

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) sancionou, no último dia 10, a lei nº 11.350, de autoria do vereador Valdir Dowsley (Dinho- PRP), que determina que na grade curricular das escolas de ensino fundamental (5º ao 9º ano) do município sejam inclusas a temática do trânsito dentro das ações interdisciplinares de caráter obrigatório, porém não reprovativo. A idéia é conscientizar os cidadãos, desde cedo, sobre a importância do respeito às regras do trânsito. A lei foi publicada no Semanário de 13 a 19 de janeiro.

A abordagem dos temas relacionados ao trânsito, educação de trânsito, legislação e transporte deverá ser contextualizada com situações do cotidiano, devendo priorizar projetos educacionais que atendam à identidade do aluno, sua família, o lugar onde reside e sua comunidade.

De acordo com a lei, os professores que ministrarão as matérias serão capacitados em conjunto por técnicos da divisão de educação para o trânsito da STTrans e da Diretoria de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura do município após convênio firmado entre os dois órgãos. A nova lei põe em prática na cidade de João Pessoa previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com relação à educação de trânsito nas escolas em todos os níveis de ensino.

A gerente de educação para o trânsito, Erenilda Queiroz, destacou a importância de preparar as crianças para gerenciar a sua própria segurança como usuária do trânsito. “Outro ponto positivo são os professores, pais e familiares, enfim, todos os adultos, despertarem para um tema de tamanha importância”, disse a gerente.

O superintendente Deusdete Queiroga também reconheceu a importância da lei municipal para a formação de cidadãos mais conscientes no trânsito. “Queremos formar motoristas mais conscientes, para tanto, vamos efetivar para que os alunos saiam das escolas com noções exatas de seus deveres no trânsito”, ressaltou.

Cidade que anda -A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) desde 2005 vem desenvolvendo o programa “João Pessoa: cidade que anda”, uma política pública que faz parte do Plano Plurianual da Prefeitura de João Pessoa. O programa capacitou durante este período 240 profissionais de educação da rede municipal, incluindo gestores, especialistas e professores, conhecidos como Elos, Educadores do Trânsito.

Foram realizadas formações específicas com a temática do trânsito, o que resultou em diversas ações promovidas dentro da sala de aula. O resultado pôde ser conferido na apresentação das oficinas temáticas do trânsito de cada escola, onde os alunos puderam mostrar o que aprenderam na arte de transitar. De acordo com a secretária da educação, Ariane Sá, este ano, todas as ações pedagógicas da Sedec terão que passar pelo eixo da Educação para o Trânsito.