Levantamento constata índice da dengue abaixo da média em JP

Por - em 51

Apenas sete bairros da Capital mantêm o índice de infestação pelo Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue – considerado médio. Foi o que constatou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, que realizou o quarto Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes (LIRA), no período de 19 a 23 de outubro. No restante das regiões de João Pessoa, o índice se mantém em situação de baixo risco.

O índice geral no município foi considerado bem abaixo da média. De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Júlia Vaz, esse número é considerado satisfatório, no entanto, é preciso manter o trabalho de prevenção e educação que já vem sendo desenvolvido pela secretaria.

No final do mês de outubro foi realizada uma reunião com vários setores e instituições que integram o Comitê Municipal de Combate a Dengue para apresentação, discussão e revisão do Plano de Contingência da doença para 2010. O objetivo é dar continuidade aos baixos índices da doença obtidos no ano de 2009, quando houve uma redução de mais 80% no número de casos registrados.
Segundo Júlia Vaz, o desafio agora é dar sustentabilidade e continuidade a estes resultados no ano de 2010. “O vírus da dengue continua circulando, por isso não podemos baixar a guarda”, afirmou a gerente, lembrando a importância da participação popular nesse processo. “A população nos procura para denunciar possíveis focos e também faz sua parte evitando a criação de novos focos” diz.