Libras: formação continuada de intérpretes começa nesta quinta

Por - em 16

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) inicia nesta quinta-feira (16), a formação continuada de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais, a Libras. A ação acontece a partir das 19h na Escola Municipal Matias Freire, localizada no Bairro da Torre.

Com o objetivo de ampliar o trabalho desenvolvido com os alunos especiais, estarão participando da formação 30 profissionais que atendem a cinco pólos da rede municipal de ensino. Atualmente estão matriculados em escolas municipais 60 alunos surdos.

Esses intérpretes irão assistir quinzenalmente palestras ministradas pelos instrutores Mônica Lima e Newton Barbosa, especializados em Libras. O conteúdo programático das atividades serão flashes da história da educação de surdos; educação de surdos no Brasil: oralismo, comunicação total, bilingüismo; metodologia para surdo na escola regular; como trabalhar português com o surdo/ metodologia para inclusão do surdo na escola regular; papel do professor de aluno surdo; o papel do intérprete de libras; desenvolvimento cognitivo da pessoa surda; a libras e sua importância no processo da língua portuguesa; educação bilíngüe no contexto do aluno surdo; e inclusão de surdos na escola regular.

De acordo com Sandra Ramalho, da Divisão de Educação Especial da Sedec, este já é o segundo ano de formação continuada com esse setor da educação municipal. “Ao longo desta gestão buscando trabalhar massivamente em torno da inclusão dos alunos especiais nas escolas municipais, entendendo que essa convivência na educação regular é uns dos principais passos para que ele tenha uma vida social plena”, comentou.

A formação continuada de intérpretes de Libras acontece quinzenalmente na Escola Municipal Matias Freire e terá seu encerramento no dia 17 de dezembro.