‘Limpa João Pessoa’ recolhe sete toneladas de lixo em Dia D de campanha

Por - em 66

No último domingo (2), a cidade de João Pessoa recebeu a décima etapa do movimento “Limpa Brasil Let’s do It!”. Os 20 pontos de entrega foram abertos às 8h e, em apenas seis horas, foram recolhidas sete toneladas de material reciclável das ruas da cidade. O evento foi encerrado com um “show limpo”, em agradecimento à dedicação dos voluntários.

A cerimônia de abertura do evento foi um café da manhã na superintendência do Banco do Brasil, na Avenida Epitácio Pessoa. O prefeito Luciano Agra esteve presente, acompanhado do superintendente da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Lucius Fabiani, e da secretária adjunta do Meio Ambiente, Welitânia Freitas, entre outros auxiliares.

Durante o café da manhã, o prefeito agradeceu o esforço de todos os envolvidos no projeto para transformar João Pessoa em uma cidade cada vez mais limpa e melhor de se viver. “Para atingir a ambiciosa meta de ser uma cidade sustentável, precisamos nos tornar uma cidade saudável”, disse. Agra ressaltou ainda o trabalho de humanização que a Emlur promove com seus funcionários, que trabalham diariamente na limpeza da cidade.

Depois da solenidade, o prefeito visitou alguns pontos de entrega para conversar com os voluntários da ação. Segundo ele, a produção do lixo está aumentando em escala progressiva e passou a ser um dos maiores gastos da administração. O prefeito também lembrou que a responsabilidade começa pelo cidadão. “Temos de conscientizar a população e começar a plantar essa ideia: a cidade é a nossa casa”, afirmou.

Ação em grupos – Além do apoio institucional, a população se organizou em grupos para apoiar o “Limpa João Pessoa”. O estudante universitário Jefferson Pereira da Silva recebeu um panfleto na rua falando sobre a realização do evento e resolveu mobilizar pessoas de um projeto do qual faz parte. Uma equipe foi formada com sete adultos e mais de 20 crianças que, apenas pela manhã, recolheu 62 sacos de 100 litros de material reciclável.

Um grupo de amigos que realiza caminhadas pela orla de João Pessoa também aderiu ao projeto. O bancário João Batista de Sousa soube do projeto por meio das redes sociais e, desde então, começou a divulga-lo entre os amigos. Junto com outras 31 pessoas, ele andou pela praia de Cabo Branco, a partir do Busto de Tamandaré, coletando os resíduos jogados na vegetação e na areia da orla. “Seguimos as trilhas que levam ao Altiplano e descemos pelo Farol até a praia do Seixas”, contou. O percurso teve início às 8h e só foi encerrado no início da tarde, com 23 sacos completamente cheios.

Avaliação – Para o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, o evento do domingo foi apenas o marco de uma mudança de atitudes que deve ser seguida pela população. “A limpeza da cidade em um dia não resolve o problema do lixo, mas mostra ao cidadão que ele faz parte dessa solução”, disse. Ele também agradeceu o empenho dos servidores da Autarquia para o sucesso do evento. “A dedicação dos funcionários da Emlur é algo que tem me impressionado nos últimos meses, mas esta última semana foi a mais intensa”, salientou.

Marta Rocha, fundadora da empresa Atitude Brasil e responsável pela realização do movimento Limpa Brasil, disse que a recepção do projeto em João Pessoa foi muito boa. “O show foi lindo, a cidade é muito calorosa e os cidadãos foram bastante comprometidos”, disse Marta. Segundo ela, em dois anos o projeto virá novamente a João Pessoa.

O catador e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, Tião Santos, disse que espera fechar o ano com chave de ouro e continuar o projeto em 2013. Conforme contou, o projeto foi iniciado sem muita expectativa. “Poucas pessoas apostavam, mas já estamos na décima etapa e partindo para mais uma cidade”, disse. Para Tião, o objetivo é educar, sensibilizar, levar cultura e lazer para todos, tendo como eixo a responsabilidade socioambiental sobre o tratamento do lixo e aquilo que consumimos.

Parceria – O movimento “Limpa Brasil – Let’s do It!” é realizado pela empresa Atitude Brasil com o apoio de diversos parceiros nacionais e locais. O #LimpaJoaoPessoa teve o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que ofereceu a estrutura necessária para a instalação dos pontos de entrega e suporte técnico e logístico da Emlur na realização e logística do evento. As secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (Sedec) e Meio Ambiente (Semam) também participaram do evento.

O Banco do Brasil é parceiro nacional do movimento e coordenou a distribuição das embalagens que foram utilizadas no recolhimento dos resíduos. Os interessados em participar se dirigiram a uma agência do banco para receber o kit contendo um saco plástico e uma luva. A Braskem também apoia o projeto, fornecendo os sacos plásticos que são utilizados para a coleta do material reciclável.

O Colégio Século buscou os organizadores da campanha e, juntos, planejaram diversas ações voltadas para a educação ambiental dentro da escola. Durante uma semana, os alunos do colégio puderam conhecer o movimento Limpa Brasil, assistiram à palestra do catador Tião Santos e receberam a visita dos educadores ambientais da Emlur e de sua mascote, Limpinho da Silva.