Limpeza do calçadão da orla tem continuidade neste sábado

Por - em 47

Com o objetivo de proporcionar maior conforto aos frequentadores das praias de João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) continua neste sábado (07) a limpeza do calçadão da orla, no trecho que vai do Busto de Tamandaré até o Hotel de Tambaú. Dezoito agentes de limpeza participarão da operação que terá início a partir das 6 horas e que deve continuar ao longo do dia. A Emlur também orienta as pessoas que caminham na orla para que fiquem atentos quanto à higienização do local.

A primeira etapa da ação de higienização foi realizada no último sábado (31) entre o Busto de Tamandaré, em Tambaú, e a Fundação José Américo, na praia do Cabo Branco, e se mostrou demorada devido à extensão da orla e a grande quantidade de sujeira impregnada no calçadão. Para o trabalho estão sendo usados carro-pipa e um produto químico chamado desengraxante, próprio para limpeza de calçamento. Segundo o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, Noé Estrela, o produto usado não é tóxico, portanto, não causa nenhum dano à saúde.

Uma das dificuldades encontradas pelos agentes de limpeza, na higienização de sábado, foi a grande quantidade de materiais jogados indevidamente na calçada da orla como chiclete, que grudam no calçamento; e o líquido derramado da cerveja, que provoca manchas e odores incômodos, demandando uma maior quantidade de tempo e de gasto com produto de limpeza para sua remoção. “Um apelo que fazemos à população é que colabore com o trabalho de limpeza desenvolvido pela Emlur, acondicionando corretamente o lixo e contribuindo para o bem-estar coletivo”, afirmou Noé Estrela.

A operação de limpeza no calçadão da orla deverá ser intensificada durante o verão, quando aumenta o fluxo de freqüentadores da orla marítima. Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, a operação de limpeza no calçadão da orla é importante por levar bem-estar às pessoas que costumam passear pela área. “Além de deixar a orla mais limpa, a lavagem também retira o mau cheiro oriundo de restos de produtos lançados indevidamente no local”, afirmou.