Linguagem do audiovisual é tema de curso, nestas quarta e quinta

Por - em 23

Dando continuidade à maratona audiovisual que a Unidade Cultural Casarão 34 desenvolve desde a última semana, sob o título ‘Alvovisual – Maio de 68’, esta semana acontece o curso ‘Linguagem e estéticas do audiovisual: um percurso do olhar’, ministrado pelo pesquisador Zonda Bez, com duas sessões abertas ao público, numa promoção da Prefeitura Municipal (PMPJ), desenvolvida por sua Fundação Cultural (Funjope).

Nesta quarta-feira (4), a partir das 18h, será exibido o curta-metragem ‘Um cão andaluz’, de Luis Buñuel, com 16 minutos. Lançado em 1928, é considerado um dos grandes clássicos do cinema de vanguarda europeu e exemplar de uma estética surrealista no cinema, em que sonho e realidade se confundem continuamente, revelando que o cinema pode, e muito, transcender o naturalismo proposto pelo cinema comercial.

Logo em seguida, será exibido ‘O rolo compressor e o violinista’, de Andrei Tarkovski, com 45 minutos de duração, lançado em 1960. Este é o filme de estréia do cineasta da então ‘nova geração’ do cinema russo, que revela através da cor e de efeitos de luz, uma visão inesperada da amizade entre uma criança e um adulto. Logo após, o público é convidado a continuar vendo e refletindo cinema na sessão semanal do Tintin Cineclube, às 19h30, no Cine-Teatro Lima Penante.

Na quinta-feira (5), a mostra tem início às 18h, com o longa-metragem ‘Um olhar estrangeiro’, de Lúcia Murat, com 70 minutos de duração, lançado em 2005, um documentário sobre a visão que o cinema e os diretores de Hollywood projetaram nas telas do mundo sobre o Brasil.

O encerramento do curso será no sábado (7), com uma sessão especial, a partir das 16h, organizada pelos próprios alunos. O tema será ‘Linguagem e estéticas do audiovisual na era digital: pra onde vão?’, com a proposta de fazer um balanço atual da criação e produção de imagens em movimento na Paraíba.

Mais informações no Casarão 34, localizado na Praça Dom Adauto, 34, Centro, ou pelo telefone 3218-9708 e ainda pelo e-mail divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br.