Livro sobre o Padre Ibiapina será lançado no Casarão 34

Por - em 102

Os amantes da literatura podem conferir, nesta quinta-feira (11), a partir das 19h30, na Unidade Cultural Casarão 34, o lançamento do livro ‘A Missão Ibiapina’, de autoria do Padre Ernando Carvalho. O evento, aberto ao público, faz parte das ações realizadas pela unidade cultural durante o ano inteiro.

O trabalho apresenta textos do século XIX, escritos por amigos e colaboradores do Padre Mestre, publicados em épocas diferentes, como os de 1913 e 1914, e ainda, textos publicados em 1981. Os mesmos contam com atualização ortográfica, comentários e notas explicativas que enriquecem a leitura e a compreensão.

O livro, que pretende servir como estímulo e fonte de pesquisa para aqueles que desejam estudar a ação evangelizadora do grande missionário, tem a coordenação editorial da professora Maria Inês Rocha, de Florianópolis, cidade onde foi realizado um primeiro lançamento, no último dia 7 de agosto.

Padre Ibiapina – Nascido em 1806, ordenado sacerdote em 1853, missionário até o seu falecimento em 1883, o padre Ibiapina percorreu cinco Estados do Nordeste e, com o povo, contribuiu para a transformação de uma realidade marcada pela miséria, pela doença, pelo desespero. Os açudes, igrejas e cemitérios, casas para doentes e as conhecidas Casas de Caridade são resultados de sua ação social e evangelizadora junto ao povo sofrido. Muito respeitado em todo o Brasil, o missionário já foi tema de estudos, filmes e livros.

O autor – O Padre Ernando Luiz Teixeira de Carvalho é paraibano de João Pessoa. Desde 1975, atua como sacerdote, tendo exercido atividades pastorais nos bairros de Mandacaru e Conjunto Renascer, além de Cabedelo e no distrito de Livramento, em Santa Rita. O padre foi também diretor do Centro Cultural de São Francisco, em João Pessoa, durante 16 anos. Doutor em Teologia, se formou na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, com a tese ‘Para louvor do Altíssimo: Um estudo histórico-artístico e uma interpretação teológico-espiritual do Convento Franciscano de Santo Antônio na Paraíba’ e atualmente tem se dedicado à pesquisa na área de história, arte e religião.

O Casarão 34, fica na Rua Visconde de Pelotas, Centro, em frente à Praça Dom Adauto (telefone 3218-9708).