Livro sobre revitalização de praças de JP é lançado no Casarão 34

Por - em 63

Os amantes da literatura podem conferir na noite desta sexta-feira (13), a partir das 18h, no Casarão 34, o lançamento do livro ‘Da casa a praça – Um estudo sobre a revitalização de praças em João Pessoa’, de autoria das professoras do Departamento de Ciências Sociais e vinculadas às Pós-Graduações de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mónica Franch e Tereza Queiroz. O livro é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), na edição de 2010.

O evento de lançamento, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), terá apresentação das autoras, sessão de autógrafos, uma mostra de fotografias e desenhos de diferentes praças da Capital, pertencentes ao acervo da pesquisa, além de apresentações musicais de grupos formados por alunos da UFPB, com chorinho, banda ‘No Skill’ e ‘DJ Dallezz’.

O livro apresenta os resultados de pesquisa sócio-antropológica sobre o impacto do projeto de revitalização de praças em João Pessoa, que contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da UFPB. Segundo as organizadoras, o trabalho, de cunho qualitativo, que analisou oito praças da cidade, dialoga com a literatura a respeito das mudanças nas cidades contemporâneas, mostrando que as tendências à privatização e individualização dos espaços públicos podem ser contrabalançadas pela ação efetiva do poder público na revitalização de áreas coletivas de convivência. O resultado da obra é um retrato vivo do cotidiano das praças, que engloba suas diferenças e singularidades, bem como seus aspectos em comum.

A pesquisa contou com a participação de 18 alunos pesquisadores, oriundos dos cursos de graduação em Ciências Sociais e Arquitetura, e do curso de pós-graduação em Sociologia.  Dezesseis desses pesquisadores também assinam o livro.  O prefácio é do professor José Guilherme C. Magnani, professor da USP e referência nacional na área de antropologia urbana.

Sobre as autoras – A professora Mónica Franch é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, trabalhando com as temáticas de juventude, temporalidades, gênero e saúde. Já a professora Tereza Queiroz é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e pesquisa as temáticas de juventude, principalmente culturas juvenis, e questões urbanas.