Livro sobre sertão e cinema será lançado no Casarão 34, nesta 5ª

Por - em 28

A Unidade Cultural Casarão 34 será palco nesta quinta-feira (14), a partir das 19h30, do lançamento do livro ‘O Sertão é Coisa de Cinema’, do documentarista paraibano Matheus Andrade, publicado pela Editora Marca da Fantasia. Na ocasião, será exibido o documentário ‘Cabaceiras’, de Ana bárbara Ramos, com 16 minutos de duração, lançado em 2007, que retrata quatro cabaceirenses, que põem fim às falsas certezas sobre o nordeste brasileiro, de posse de um serrote.

O livro aborda em detalhes como o Nordeste foi retratado ao longo da história do cinema brasileiro, com ênfase para a seca e a miséria, elementos que contribuíram para estabelecer uma visibilidade pejorativa da região.

O trabalho traz um recorte histórico de filmes brasileiros, desde as primeiras abordagens, como a produção paraibana ‘Sob o Céu Nordestino’ (1928), de Walfredo Rodriguez, até a recente ‘Árido Movie’ (2006), do pernambucano Lírio Ferreira.

Para o autor, o título é muito mais o levantamento de uma questão polêmica do que, propriamente, uma afirmação. “A expressão ‘coisa de cinema’ normalmente é utilizada no sentido positivo de grandiosidade. Porém, ao ser tantas vezes representado na tela, o Sertão vira sinônimo de uma idéia negativa de Nordeste”, explicou.

O autor – Matheus Andrade é graduado em Radialismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Lingüística e Língua Portuguesa pela mesma instituição, onde também leciona. É especialista em Jornalismo Cultural pela Faculdade Integrada de Patos (FIP), além de desenvolver pesquisas sobre novas tecnologias em Comunicação Social e Teorias da Comunicação.

Mais informações sobre a obra podem ser encontradas no site da editora, nos endereços eletrônicos www.marcadefantasia.com.br, paramatheusandrade@yahoo.com.br, ou ainda pelo telefone 8801-5247.