Livro ‘Tem planta que virou bicho’ é lançado neste sábado

Por - em 68

A escritora e publicitária Alda de Miranda lança neste sábado (21), dentro da exposição Fauna Vegetal, do fotógrafo Cácio Murilo, o livro “Tem planta que virou bicho!”. O lançamento acontece a partir das 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

“Tem planta que virou bicho!” é a fusão do trabalho da publicitária Alda de Miranda com o olhar atento do fotógrafo Cácio Murilo, que deu vida a vegetais, frutas e legumes, esculpindo-os em divertidos animais. Entre rimas e imagens criativas, esta história conta sobre o dia em que os habitantes de um lugar distante resolveram brincar de faz de conta e os animais e as plantas decidiram trocar de lugar. Surgem, então, seres estranhos como o inhame-tubarão, o melão-canário, o chuchu-sapo, a maçã-coruja, a banana-boto, a uva-formiga, um curioso alho-pato. Depois de uma tarde inteira de brincadeiras, tudo volta ao normal.

O livro apresenta 13 transformações de vegetais em bichos, incentiva hábitos saudáveis de vida e fala das coisas da natureza, dos animais e suas características, enquanto passeia pelo universo lúdico, onde o que vale de verdade é a vontade de acreditar. Nos rodapés, há informações sobre os alimentos e formas divertidas de consumi-los.

Embora dirigido aos pequenos leitores, “Tem planta que virou bicho!” também encanta adultos pela leveza e ritmo de seus textos e pela criatividade das imagens, convidando os leitores a um alegre passeio pelo mundo da imaginação, onde a magia do faz de conta é a energia transformadora que dá mais vida às coisas.

Fauna Vegetal – A exposição é de autoria do fotógrafo Cácio Murilo. Biólogo pela Universidade Federal da Paraíba, ele encontrou na fotografia uma forma de desbravar os encantos da natureza, que se transformou em um de seus temas preferidos. O fotógrafo desenvolve, ainda, trabalhos artísticos para diversas utilizações, como jogos infantis e capas de cadernos e calendários.

Hoje, ele dispõe de mais de 20 mil fotografias em seu banco de imagens e um estúdio próprio, com equipamentos de ponta, necessários à produção fotográfica de alta qualidade.

A autora – Alda Nilma de Miranda é publicitária e entusiasta de causas ambientais. Graduada em Comunicação Social pela PUC de Campinas (SP), com extensão em Administração pela FGV. O contato com a natureza sempre fez parte de sua vida e sua paixão por livros começou na infância, quando nada lhe parecia ser mais divertido do que passar tardes inteiras na biblioteca da casa da avó, em Mato Grosso do Sul. Em seu trabalho como especialista em marketing, foi uma das pioneiras no Brasil no desenvolvimento de ações para o lançamento de alimentos orgânicos processados. Atualmente, Alda mora em Campinas (SP), onde dirige sua própria agência de publicidade e eventos, a Noua-Criativa.

O fotógrafo – Filho de fotógrafos e biólogo graduado pela Universidade Federal da Paraíba, Cácio Murilo uniu a arte da fotografia com o talento para esculturas, dedicando-se a criar novas figuras e cenários de vida marinha e silvestre utilizando vegetais. Em 1995, foi para Nova York, onde estudou no ICP – International Center of Photography, e estagiou nos estúdios de Alan Kaplan, fotógrafo publicitário nova-iorquino. Em 1997, montou seu estúdio em João Pessoa, Paraíba, que conta com mais de 15 mil fotografias, e passou a atender as principais agências de publicidade da região Nordeste. Seu talento, aliado a um profundo conhecimento técnico, fizeram dele um respeitado profissional, que atua nas áreas da fotografia artística, publicitária, arquitetura, moda, gastronomia, industrial, entre outras.

SERVIÇO:

Lançamento: livro “Tem planta que virou bicho!”

Dia: Sábado (21)

Hora: 19h

Local: 2° pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

Informações: 3214.8270 – 3214-8303

Entrada gratuita