Livros doados pelo programa da Unesco à PMJP são catalogados

Por - em 37

A Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos de João Pessoa (Probech) concluiu a catalogação e triagem dos 700 livros doados pela Unesco à Prefeitura de João Pessoa (PMJP),  no mês de setembro. As obras irão compor o acervo da Biblioteca Municipal.

A secretária executiva da Probech, Josi Porto, explicou que os livros foram selecionados de acordo com a área de interesse e distribuídos às secretarias municipais. “Parte desses livros foi enviados a secretaria de Educação (Sedec), que é a responsável pelo acervo que irá compor a Biblioteca Municipal. A biblioteca deverá ser aberta ao público até o fim deste ano”, destacou.
O conjunto de obras é composto de livros nas áreas de Educação, Sociologia, Direito e Meio Ambiente, de material lúdico, além de regulamentos, Acordos e Protocolos internacionais. Atualmente, apenas 14 estados, além da Paraíba, possuem em suas bibliotecas as publicações da Unesco editadas no Brasil.

A formalização para que a cidade fosse contemplada com o importante material foi realizada através de um ofício enviado pela diretoria jurídica da Secretaria de Comunicação do Município (Secom) no em julho deste ano. A Secom se propôs a fazer um projeto de convênio para que a Prefeitura da Capital fosse beneficiada como recebedora das doações de tão importantes obras, a fim de compor e enriquecer o inventário intelectual de nossa cidade, explicou o diretor jurídico da Secom, Fábio de Barros.

Unesco – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura foi fundada em 16 de novembro de 1945 e funciona como laboratório de ideias e como agência de padronização para formar acordos universais nos assuntos éticos emergentes. A Unesco também serve como uma agência do conhecimento para disseminar e compartilhar informação e conhecimento em diversos campos.