Lojas que vendem linha branca serão fiscalizadas nesta sábado

Por - em 37

O Procon de João Pessoa realiza neste sábado (09), uma fiscalização nas 13 lojas que comercializam produtos da linha branca ( geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos) que tiveram redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Todos os estabelecimentos comerciais estiveram incluídas em pesquisas de preços realizadas pelo órgão nas últimas semanas.

O objetivo da fiscalização é verificar se os lojistas estão passando para os consumidores a redução/isenção do IPI concedida pelo Governo Federal. Nas primeiras fiscalizações realizadas esta semana, quatro lojas foram autuadas por majorarem os preços dos produtos em torno de 15%.

Para coibir essa prática, o Procon-JP realizou pesquisas de preços nos dias 28 de abril e 4 de maio, que estão servindo de subsídio para a fiscalização realizada neste sábado. Ao todo, serão fiscalizadas amanhã (09) lojas de eletrodomésticos localizadas nos bairros do Centro, Bancários, Tambauzinho, Manaíra e Pedro Gondim.

Caso seja observado aumento de preços nos produtos da linha branca as lojas fiscalizadas serão autuadas por prática abusiva e estarão sujeitas a pagar multa que varia entre 200 e 3 milhões de Ufir’s municipais, que equivale cada uma a cerca de R$ 20,00.