PMJP adere a programa de capacitação e inclusão do Governo Federal

Por - em 17

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) aderiu nesta quarta-feira (9) ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Bolsa Formação Trabalhador, do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. A adesão foi formalizada pelo prefeito Luciano Agra, em Brasília, durante a apresentação formal do plano aos prefeitos e gestores municipais pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, quando foram discutidas estratégias de inclusão produtiva urbana. O secretário de Desenvolvimento Social da PMJP, Lau Siqueira, também participou do evento.

“João Pessoa já vem desenvolvendo ações nessa direção da inclusão produtiva, e agora ganha uma parceria importante nesse trabalho. Trata-se  de um programa de capacitação através de cursos de formação inicial e continuada, financiados pelo Governo Federal. Creio que vamos participar desse processo com facilidade tendo em vista as experiências já acumuladas pela gestão municipal nessa área”, ressaltou Luciano Agra.

O ‘Programa Bolsa Formação Trabalhador’ tem por objetivo criar ações para inclusão produtiva urbana. Ele será iniciado com a execução de dois outros programas: o PRONATEC URBANO e o PRONATEC/SISTEC. O primeiro programa visa incentivar o emprego formal e o empreendedorismo, beneficiando principalmente os cidadãos que fazem parte da Economia Solidária ou que vivem em condições de vulnerabilidade social. Os programas ainda envolvem a participação dos Municípios, Estados e União, Sistema ‘S’ as Instituições Federais de Educação.

O prefeito informou ainda que até o final deste mês de novembro será instalado o comitê gestor do programa no município e que ainda será definida a cota de participação de João Pessoa no processo. De acordo com estimativas do Governo Federal, a meta para o ano de 2014 é capacitar um milhão de pessoas em todo o País. Só para este ano serão oferecidas 60 mil vagas.