Luciano Agra apresenta plano de combate ao mosquito da dengue

Por - em 19

O prefeito Luciano Agra apresentou na tarde desta sexta-feira (18), o plano de contingência contra a dengue ao Ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha. A apresentação ocorreu no auditório da Estação Ciência, em João Pessoa, e contou com a presença de representantes de prefeituras de toda a Paraíba, bem como a presença do governador Ricardo Coutinho.

Luciano Agra, que participou da elaboração de um comitê de mobilização no combate ao mosquito da dengue, do qual participam diversos setores na Capital, como das secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Planejamento, Comunicação, Educação, bem como Emlur, Cagepa, Orçamento Democrático, Ouvidoria Municipal e STTrans, destacou a importância de mobilizar a sociedade para desenvolver uma postura mais atuante no enfrentamento á dengue.

“O poder público municipal, juntamente com o Governo do Estado e o Governo Federal, estão se unindo para a ação de combate à dengue em nossa cidade. Entendemos que o envolvimento da população, apesar do esforço dos poderes públicos, torna-se imprescindível para alcançarmos êxito da ação, pois 80% dos focos dos mosquitos são encontrados em espaços privados”, destacou o prefeito Luciano Agra. “Para coordenar os trabalhos, a prefeitura criou um comitê intersetorial exclusivamente para esta finalidade. Além disso, temos a rede de saúde pública preparada para atender às possíveis vítimas da dengue”, enfatiza o prefeito.

O Ministro Alexandre Padilha fez o lançamento da Estratégia Nacional de Controle da Dengue e ressaltou a importância da participação das secretarias do Estado e dos municípios para combater a dengue. “Nós fizemos um estudo estratégico e observamos que são 16 estados com risco de epidemia. A nossa visita à Paraíba é justamente para integrarmos ações e evitarmos este risco. Confiamos muito nas equipes de secretaria de estado da Paraíba e nas secretarias municipais. No entanto, cada um pode fazer alguma coisa contra a dengue, pois os focos se alojam, em sua maioria, nas casas das pessoas”, apontou o ministro.

Na oportunidade a secretária de Saúde do município, Roseana Meira, lançou a campanha publicitária do município de João Pessoa no combate à dengue. “A dengue é uma prioridade para a secretaria de saúde e para o prefeito. Desde 2005, quando assumimos a pasta da saúde no município, sabemos que este período do ano é de risco sazonal de epidemia e por isso acentuamos os trabalhos nesta época. O prefeito tem tratado a dengue como uma prioridade no birô. É preciso haver, no entanto, um esforço da sociedade e dos poderes públicos para vencermos esta batalha”, assinalou a secretária.

Melhoria na rede assistencial – A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tâmara Guedes, destaca que a rede assistencial para atendimento dos casos de dengue está sendo organizada para dar suporte aos casos de suspeita de casos de dengue. “Desde as Unidades de Saúde da Família (USF) às unidades hospitalares, que darão suporte de observação e internação na UTI, estarão preparadas para os eventuais casos de dengue, além do que toda a rede laboratorial do município está sendo coordenada para acompanhar os casos de suspeita de dengue”, destaca Tâmara.

Os telefones para dúvidas e fornecer informações sobre possíveis focos de dengue são o disk mosquito 3214-5718 e o disk saúde 0800 282 7555, funcionando das 8 às 18h. A Ouvidoria da Saúde pode ser contatada através do 160 ou 3114-7968 e a Ouvidoria do Município através do 3218-6167.