Luciano Agra assina acordo para projetos de restauração

Por - em 21

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assina nesta quarta-feira (18) um acordo de preservação do patrimônio cultural junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A solenidade acontece a partir das 10h, na nave da Igreja São Francisco, no Centro da Capital, e vai contar com a participação do presidente do IPHAN, Luís Fernando de Almeida.

O termo de compromisso vai viabilizar que João Pessoa receba investimentos da ordem de R$ 352 milhões, beneficiando projetos como o da restauração do Monumento da Casa da Pólvora, da melhoria de passeios públicos, da recuperação da Estação Ferroviária de João Pessoa e implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT’s), que devem substituir os trens urbanos que cortam a cidade.

Segundo Fernando Moura, coordenador de Patrimônio Cultural da Prefeitura de João pessoa (PMJP), o acordo prevê que os investimentos sejam utilizados até 2012 e ainda vai permitir que os projetos contemplem intervenções em áreas e construções protegidas por tombamento.

Entre as obras, estão previstas a revitalização do Porto do Capim, a substituição da rede elétrica por um sistema de cabeamento embutido nos estabelecimentos comerciais localizados no Centro Histórico e a requalificação do Parque Arruda Câmara, em Tambiá.