Luciano Agra assina ordem de serviço para obras no Riachinho

Por - em 46

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assina nesta segunda-feira (21), às 9h, a Ordem de Serviço para as obras de drenagem na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio. Os serviços serão concentrados na Avenida Desembargador Botto de Menezes, local onde acontecerá a solenidade. O investimento nas obras é de cerca de R$ 650 mil e a previsão para a conclusão é de 60 dias. Essa intervenção faz parte do conjunto de ações que a prefeitura anunciou para dar solução aos problemas de infraestrutura na comunidade Riachinho.

Para a execução do serviço será necessária a interdição da via. No local será feita a troca da tubulação existente no Rio Riachinho, que corta a Avenida Boto de Menezes. Atualmente a drenagem é feita através de um bueiro duplo tubular de 1.000 mm, construído na década de 1950, cuja vazão atendia as necessidades da época. O secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, explicou que com a ocupação imobiliária, as áreas de vegetação (áreas de infiltração das águas de chuva) foram substituídas por áreas pavimentadas e edificadas (áreas impermeáveis), o que acarretou o aumento do volume de água.

“O bueiro existente ficou sub-dimensionado, ocasionando assoreamento de mais de 60% de sua seção, principalmente em dias chuvosos, ocasionando alagamento em várias residências em seu entorno e transbordamento na Avenida Boto de Menezes, sendo agravado pelos restos de vegetação trazidos pela correnteza e o lançamento de lixo no leito do rio ou nas suas proximidades”, disse.

Segundo ele, o bueiro existente será substituído por outro com tubos de dimensões maiores. “O novo bueiro vai atender a vazão da água em questão e atenuar o problema do alagamento na comunidade ribeirinha. Feitos os cálculos, chegou-se a um bueiro triplo tubular com diâmetro de 1.500mm. Nunca é demais solicitar à população que não jogue lixo nos rios para evitar transtornos como o que vimos recentemente no local”, explicou.

Associado aos serviços de drenagem, também foram executados trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe (Riachinho) e também a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Botto de Menezes.